Após quatro meses de paralisação, o futebol foi retomado no Rio Grande do Sul com uma série de medidas de combate ao coronavírus. Uma delas é a testagem frequente dos atletas. Desde então, oito clubes já apresentaram casos da doença entre os jogadores. Confira abaixo:
Grêmio (quatro jogadores)
Diego Souza foi o primeiro jogador da dupla Gre-Nal a testar positivo para a covid-19, no dia 7 de maio. O centroavante foi diagnosticado ainda no Rio de Janeiro, antes da reapresentação do grupo gremista em Porto Alegre. O atleta, que não apresentou sintomas, ficou em isolamento, sob o monitoramento do departamento médico do Grêmio. Em 25 de maio, o atleta foi liberado e reiniciou os trabalhos no CT Luiz Carvalho.
No dia 13 de julho, data em que os treinos coletivos foram reiniciados, o Tricolor anunciou que outros dois jogadores da equipe foram diagnosticados com coronavírus. A identidade dos atletas não foi revelada. Ambos estão sem sintomas e foram afastados das atividades do clube. Em 21 de julho, na véspera do Gre-Nal 425, o Grêmio confirmou mais um caso da covid-19 em seu elenco. O jogador, que não teve o nome divulgado, está assintomático e já cumpre o período de isolamento.
Juventude (um jogador)
O clube da Serra anunciou no dia 23 de junho o primeiro caso para covid-19 em seus jogadores. O volante João Paulo foi diagnosticado com a doença, após teste realizado na terça-feira (23). O jogador havia retornado a Caxias do Sul dias antes e logo comunicou aos médicos do clube que apresentava alguns sintomas do coronavírus. De acordo com o Juventude, o atleta não teve contato com os demais colegas. Ele aguardará o período de 15 em isolamento.
São Luiz (três jogadores)
O São Luiz retomou as atividades no dia 27 de junho. Nos testes realizados nos dias anteriores, Lucas Silva e Lucio da Silva foram diagnosticados com o coronavírus. Segundo o comunicado do clube, eles não apresentaram sintomas e ficarão em isolamento por duas semanas. Os atletas que tiveram contato com os dois serão afastados por cinco dias e, depois, submetidos a nova testagem. Ao todo, oito jogadores estão nesta situação.
Em 21 de julho, o São Luiz anunciou que mais um atleta do elenco testou positivo para a covid-19. O jogador, que não teve o nome revelado, está assintomático e foi afastado das atividades do clube, conforme o protocolo estabelecido pela autoridades sanitárias.
Inter (cinco jogadores)
No dia 30 de junho, o Inter anunciou que quatro jogadores do seu elenco foram diagnosticados com o coronavírus. Na última quinta, um dos atletas apresentou sintomas e procurou os médicos do clube. O jogador foi isolado e submetido a exame, que deu positivo para covid-19. Após a confirmação do resultado, o clube resolveu testar todo o elenco, com o método RT-PCR, considerado o mais eficiente para detectar o coronavírus na fase ativa no organismo. Os novos exames, realizados entre segunda e terça, constataram mais três casos no grupo. Os nomes dos jogadores não foram revelados. De acordo com o clube, todos estão assintomáticos e permanecerão em isolamento.
Em 21 de julho, o Inter confirmou um novo caso da covid-19 entre os atletas do elenco. Segundo a assessoria do clube, o jogador, que não foi identificado, está sem sintomas e foi afastado do grupo assim que se soube do resultado.
Caxias (quatro jogadores)
O Caxias confirmou na tarde do dia 2 de julho que três atletas do grupo de jogadores testaram positivo para a covid-19. Dois deles tiveram os casos identificados na bateria de exames realizadas no dia 22 de junho e já estão recuperados da doença. Um terceiro fez o teste no dia 30 de junho, após receber a visita de um parente com sintomas gripais, e também positivou. Nesta quarta-feira (8), o clube confirmou que mais um atleta foi diagnosticado com coronavírus. Os nomes dos jogadores não foram divulgados pelo clube.
Brasil-Pel (um jogador)
No dia 17 de julho, o Brasil-Pel confirmou o diagnóstico de coronavírus em um dos seus jogadores. De acordo com o clube, o atleta estava em isolamento desde a chegada a Pelotas, pois teve contato com um familiar que testou positivo para a covid-19. O profissional, que não teve a identidade revelada, não apresentou sintomas da doença.
Pelotas (quatro jogadores)
Em 18 de julho, o Pelotas comunicou a FGF que um jogador do seu elenco, que havia treinado com o restante do grupo, foi diagnosticado com o vírus no dia anterior. O nome do profissional não foi divulgado pelo clube. Como consequência, a prefeitura de Pelotas determinou o adiamento do clássico Bra-Pel, que estava marcado para a quarta-feira (22), na Boca do Lobo. O médico do Pelotas, Mauro Pavesi, confirmou nesta segunda-feira (20) que outros três atletas testaram positivo na mesma data. Como vieram de outras cidades, eles já estavam em quarentena, conforme o protocolo acordado entre o clube, a prefeitura de Pelotas e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF).