A Federação Gaúcha de Futebol optou por uma alteração no seu protocolo de prevenção ao coronavírus na retomada do Gauchão. Os jogadores de todos os clubes serão submetidos a uma nova fase de testes antes da rodada do final de semana do campeonato.
Inicialmente, o protocolo da FGF previa a realização de uma rodada de testes antes do reinicio da competição, marcada para esta quarta-feira (22). Os clubes, assim, disputariam as três rodadas finais da fase classificatória e apenas os quatro elencos classificados para a semifinal passariam por novas testagens.
A realização de uma nova rodada de testagem foi anunciada no dia em que Grêmio e Inter confirmaram novos casos de coronavírus em seus elencos. O presidente da FGF, Luciano Hocsman, no entanto, garantiu que a decisão de fazer uma nova rodada de testes antes dos jogos do final de semana não tem ligação com a confirmação de jogadores com covid-19 nos dois clubes.
— Ainda que não conste no protocolo, nós tínhamos tomado a decisão de fazer uma nova bateria de testes antes da rodada do final de semana. Essa decisão não tem relação com os casos de hoje. Nós não havíamos comunicado, mas a decisão estava tomada — garantiu Hocsman.
A FGF irá bancar os custos da nova testagem para os clubes. De acordo com Hocsman, os testes para os jogos do final de semana valerão também para a última rodada da fase classificatória, válida para a próxima semana. Uma terceira rodada de testes ocorrerá antes da semifinal do segundo turno.