Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman não acredita que o Gauchão de 2020 tenha se aproximado de um cancelamento com o novo modelo de distanciamento controlado, apresentado no último sábado (9) pelo governador Eduardo Leite. O decreto, que deve ser publicado neste domingo, restringe, por exemplo, os treinos da dupla Gre-Nal, retomados durante a última semana.
— De verdade, acho que ainda não (aumentou a possibilidade de cancelamento) — afirmou Hocsman, em entrevista ao Domingo Esporte Show, da Rádio Gaúcha. — Já me fiz este questionamento (se o Gauchão estava próximo de ser cancelado). O fato é que não sabemos como continuará a questão da temporada no país como um todo. A gente não sabe se, logo ali na frente, a continuidade dos campeonatos estaduais talvez possa ser umas das poucas competições, ou alguma competição inserida dentro da temporada do futebol brasileiro — continuou.
Sobre as novas medidas apresentadas pelo governo estadual para tentar conter o coronavírus no Rio Grande do Sul, Hocsman adotou a mesma postura dos dirigentes da dupla Gre-Nal e disse que espera ler o decreto de Eduardo Leite.
— Não chegou a nos surpreender, mas vamos ter de analisar com um pouco mais devagar, com um pouco mais de atenção, para aí então verificar a viabilidade da continuação da competição nos próximos meses — disse.
Luciano Hocsman afirmou ainda que não falou com Grêmio e Inter sobre os próximos passos a serem tomados.
— Alguns presidentes, logo depois do anúncio dos protocolos, conversaram comigo. Mais para saber o que achamos, nada de mais profundo. Um dos presidentes que fez este questionamento, exatamente neste sentido, foi o Romildo (do Grêmio). Passei a ele minha opinião, e agora a gente está aguardando.