A dupla Gre-Nal retomou a rotina de treinos nesta semana depois de mais de um mês afastada das atividades em razão da pandemia do coronavírus. No entanto, os trabalhos nos centros de treinamento de Grêmio e Inter deverão ser suspensos a partir de segunda-feira (11), quando entra em vigor o novo decreto do governo do Rio Grande do Sul.
— A rigor, com o novo decreto, os treinos também deverão estar restritos. Porque o decreto sobre funcionamento do clube esportivo estará vedado nessas condições. Então, na bandeira laranja, a nossa determinação é para que se suspenda as atividades em clubes esportivos, somente podendo funcionar na bandeira amarela, o que deverá acarretar a suspensão também das atividades dos treinos nos clubes esportivos — disse o governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo nas redes sociais, na tarde deste sábado (9), durante a apresentação do modelo de distanciamento controlado.
Em contato com GaúchaZH, dirigentes da dupla Gre-Nal disseram que retomaram os treinamentos com base em decreto municipal, que permitia a volta das atividades obedecendo as normas de segurança.
— Os treinos foram retomados através de um decreto municipal, bem amparado, e o Grêmio está seguro desta retomada das atividades respeitando um rígido protocolo sanitário e de segurança — afirmou o presidente do Tricolor, Romildo Bolzan Júnior.
O vice-presidente de futebol do Inter, Alessandro Barcellos, confirmou que a situação ainda será avaliada pelo clube:
— Novidade para mim. Vamos analisar. Conflita com o decreto municipal.
O vice jurídico do clube, Gustavo Juchem, entende que é preciso aguardar a publicação do novo decreto estadual para avaliar se há conflito com o municipal:
— Vamos aguardar a publicação do novo decreto estadual para verificar se haverá conflito e como nos posicionaremos a respeito.
Segundo o entendimento do departamento jurídico da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em caso de divergência entre os decretos estadual e municipal, vale o mais restritivo. Assim, os clubes não poderiam treinar.
— Na conversa que tivemos com o governador, embora não tenha sido adiantado, ele já havia nos alertado que a atividade do futebol estaria mais restrita, conforme previsto. Está dentro do planejamento do governo e vamos respeitar e cumprir as recomendações. A Federação Gaúcha de Futebol vai agir conforme as recomendações — destacou o presidente da FGF, Luciano Hocsman.
O atletas gremistas treinaram neste sábado, enquanto os colorados tiveram folga. As reapresentações estão marcadas para a segunda-feira (11) pela manhã.