O Inter tem duas sugestões para a retomada do futebol em condições seguras e com o menor prejuízo possível ao calendário. Uma delas, já apresentada à Federação Gaúcha de Futebol (FGF), é que todo o restante do Campeonato Gaúcho seja disputado em Porto Alegre, com os jogos dos times do Interior sendo realizados nos CTs da dupla Gre-Nal, com portões fechados. A outra é que o Gauchão de 2021 seja antecipado para 2020.
— Falei com o (presidente da FGF) Luciano Hocsman sobre a possibilidade de os jogos serem em Porto Alegre, com os times do Interior jogando nos CTs. Não teria torcida, e os jogadores já sairiam fardados do hotel. Poderíamos montar um contêiner para a imprensa e uma estrutura para as filmagens. O CT do Inter tem dois campos. O do Grêmio também. Tem ainda os CTs de Alvorada e Eldorado do Sul (onde treinam as equipes de base da dupla Gre-Nal). O Inter coloca todas as suas dependências à disposição para que se termine o Gauchão — disse o presidente do Inter, Marcelo Medeiros, à GaúchaZH.
O dirigente esclarece que a sugestão seria válida desde que houvesse aval das autoridades públicas para a realização de jogos nessas condições. Porém, ainda assim, faltaria tempo para que todas as competições sejam disputadas nesta temporada. Para resolver esse problema, a ideia, sugerida por um jornalista ao mandatário colorado, é de que o Gauchão 2021 seja antecipado para este ano, tendo início logo após o término da edição de 2020.
— Recebi essa sugestão de um jornalista do centro país. Havendo uma curva descendente (no índice de casos novos de coronavírus), e o futebol podendo ser retomado com segurança e tranquilidade, poderíamos fazer o Gauchão 2021 em 2020, com o ano de 2021 ficando livre para o Brasileirão e a Copa do Brasil — completa.
A ideia parte da premissa que as competições nacionais devem demorar mais tempo para serem liberadas, por conta das viagens entre estados. Desta forma, a possível antecipação do Estadual do ano que vem agilizaria a retomada dos jogos.
— Havendo condições sanitárias de se jogar futebol com segurança, são sugestões para tentar viabilizar a volta dos campeonatos assim que o governo do Estado autorizar. Estamos deixando essas sugestões também para a prefeitura e o governo analisarem — finaliza.