Repetindo o que ocorreu no ano passado, o árbitro de vídeo do Gre-Nal 419 ficará instalado em uma sala do Estádio Beira-Rio. O espaço fica localizado em um corredor à direita dos espaço destinado aos vestiários das duas equipes.
Péricles Bassols Cortez será o principal responsável por cuidar do recurso eletrônico e será auxiliado na função por Fabrício Porfírio de Moura. Eles terão o papel de ajudar o juiz principal, que será o experiente Leandro Vuaden. Esta será a primeira vez na história em que o Gauchão terá o uso do VAR nas partidas finais.
O Gre-Nal deste domingo (14) será o terceiro a ter VAR, mas o primeiro de caráter decisivo. No ano passado, o paranaense Rafael Tracci atuou no clássico que valia pela primeira fase do Gauchão, mas, sem lances polêmicos, não foi exigido. O mesmo ocorreu no clássico da fase classificatória de 2019, novamente com Rafael Tracci.
Com 44 anos, o dentista carioca Péricles Bassols Pegado Cortez é ex-integrante do quadro da Fifa e foi o primeiro árbitro de vídeo a atuar no futebol brasileiro. Ele esteve na decisão do campeonato pernambucano de 2017 no jogo entre Sport e Salgueiro.
Serão recebidas imagens do Gre-Nal captadas por 16 câmeras para que sejam tiradas as eventuais dúvidas.