Restam apenas duas rodadas para a fase de grupos do Gauchão chegar ao seu final. Os oito primeiros vão à segunda fase, e os dois últimos disputarão a Divisão de Acesso em 2020. Ao término da 11ª rodada, na próxima quarta-feira (20), os dois rebaixados e os oito classificados serão conhecidos.
Veja quem briga pelo quê na reta final da primeira fase.
Liderança
O Grêmio lidera a competição com certa folga. Tem quatro pontos de vantagem sobre o Inter, segundo colocado. Precisa de apenas um empate no Gre-Nal para garantir o primeiro lugar e decidir as quartas na Arena. Já o Inter, para ficar em primeiro, precisa vencer os dois jogos que restam (Gre-Nal e Novo Hamburgo) e torcer por um tropeço do Grêmio na última rodada.
Classificação
Apenas Grêmio e Inter já garantiram suas vagas nas quartas de final. Caxias, São Luiz, Novo Hamburgo, São José, Pelotas, Aimoré, Juventude, Brasil-Pel e Avenida ainda brigam pelas últimas seis vagas.
Classificação entre os quatro primeiros
Garantir uma vaga entre os quatro primeiros assegura, ao menos nas quartas de final, o mando de campo no jogo de volta. O primeiro colocado enfrenta o oitavo da classificação, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto, e o quarto enfrenta o quinto.
O Grêmio (23 pontos) é o único garantido, enquanto o Inter (19 pontos) precisa apenas de um ponto para se confirmar entre os quatro primeiros. Depois, Caxias (16), São Luiz (14), Novo Hamburgo (14), São José, Pelotas, Aimoré e Juventude também brigam pelas outras três vagas entre os quatro.
Rebaixamento
Brasil-Pel (sete pontos), Avenida (seis pontos) e Veranópolis (quatro pontos) são as equipes que correm risco de rebaixamento.