Depois de sete jogos, o cenário das quartas de final do Gauchão começa a ficar mais encaminhado. Virtualmente, apenas o Grêmio está garantido. Mas Inter, São José, Pelotas e Novo Hamburgo estão quase lá. Nenhuma equipe ainda se confirmou matematicamente. Nem para ficar entre os oito, nem fora da disputa por vaga na próxima fase, nem no rebaixamento.
As projeções após sete rodadas apontam:
27 pontos para o time ser o 1º colocado na classificação geral
— Só o Grêmio teria condições de chegar.
17 pontos para o time terminar entre os quatro primeiros
— O Grêmio já atingiu. Do Inter (2º) ao Avenida (10º), todos têm chance.
14 pontos para o time se classificar às quartas de final
— Só o Grêmio garantido e todos os demais com chance.
10 pontos para não ser rebaixado
— Do Grêmio (1º) ao Juventude (7º) todos teriam escapado. Na briga para não cair, ainda estariam Aimoré, São Luiz, Avenida, Brasil-Pel e Veranópolis.
Nas duas últimas edições com 12 times (2017 e 2018), o Gauchão chegou a números bem parecidos para classificação do G-4, G-8 e fuga do rebaixamento. A grande diferença está na pontuação do líder, já que o Grêmio faz uma média muito alta em 2019.
Em 2018, o Brasil-Pel venceu a primeira fase com 21 pontos. O quarto colocado fez 17, o oitavo 14 e o primeiro fora do Z-2 chegou a 10 pontos.
Em 2017, o Novo Hamburgo terminou em primeiro a fase classificatória com 23 pontos. O quarto fez 17, o oitavo 13 e o primeiro a escapar do rebaixamento fez 10 pontos.