Os departamentos jurídicos de Grêmio e Inter estão unidos para garantir a presença das torcidas da dupla nas primeiras rodadas do Gauchão. Até o momento, por imposição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), não haverá torcida visitante nos jogos dos dois grandes da Capital realizados fora de casa. No entanto, no entendimento dos advogados gremistas e colorados, a decisão do tribunal não é clara.
Por enquanto, na primeira rodada do Gauchão, nos jogos São Luiz x Inter, em Ijuí, e Novo Hamburgo x Grêmio, em Novo Hamburgo, ambos no domingo (20), haverá apenas torcida mandante. Gremistas ou colorados que quiserem assistir às partidas terão que assistir em meio aos torcedores de São Luiz e Novo Hamburgo. A mesma situação se repetiria na segunda rodada, no dia 23 de janeiro, quando o Grêmio vai até São Leopoldo enfrentar o Aimoré, e também na terceira rodada, no dia 27 de janeiro, quando o Inter jogará contra o São José, no Passo D'Areia.
— A decisão é obscura. Para esclarecermos bem essa decisão do STJD, estamos trabalhando junto com o Internacional, vamos fazer uma reunião na FGF entre Grêmio, Inter e outros clubes interessados. Grêmio e Inter estão alinhados nesse interesse. Estamos fazendo um esforço conjunto para resolver este problema. Vamos tratar de fazer ofício conjunto para garantir que a nossa interpretação esteja correta, de que a decisão abre a possibilidade de se vender ingressos para a torcida visitante, desde que não organizada. Se enviarmos esse ofício e o STJD concordar, a situação estará resolvida — disse o diretor jurídico do Grêmio, Nestor Hein.
O motivo do imbróglio é um tumulto ocorrido entre torcedores no segundo Gre-Nal das quartas de final do Gauchão 2018, no dia 23 de março. Em um primeiro momento, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) puniu o Inter com multa de R$ 10 mil e absolveu o Grêmio. Tanto o jurídico colorado como a Procuradoria do Tribunal recorreram da decisão.
Em julgamento itinerante realizado em Porto Alegre, no dia 7 de junho, o Pleno do STJD absolveu também o Inter da multa, mas decidiu suspender todas as torcidas organizadas da dupla Gre-Nal nas três primeiras partidas do Gauchão 2019. A decisão foi encaminhada por escrito para a dupla Gre-Nal apenas em novembro.
Após receber o documento, o jurídico do Inter entrou com embargos de declaração no STJD, que é quando uma parte solicita esclarecimentos de pontos considerados dúbios ou nebulosos da decisão. Ao responder os embargos, o tribunal sinalizou que, além do veto às organizadas, estaria proibida a presença de torcedores de Grêmio e Inter nos jogos fora de casa nas três primeiras rodadas.
— Estamos alinhando posicionamento final com o Grêmio e FGF no sentido de cumprimos a decisão e esclarecermos eventuais pontos controversos. Os interesses são comuns. No dia de hoje (quinta-feira) teremos reunião derradeira. Buscaremos, como sempre, o melhor atendimento ao nosso torcedor — afirmou o diretor executivo jurídico do Inter, Felipe Dallegrave.
O encontro definitivo para alinhar uma posição acontecerá às 14h, desta quinta-feira (16), entre Inter, Grêmio e FGF. A reunião acontecerá na sede da entidade gaúcha de futebol.