O São José se manifestou sobre a atitude machista de um torcedor que estava no setor da torcida mandante do Estádio Passo D'Areia na partida do time da Capital contra o Brasil-Pel, no domingo à noite. O homem agrediu verbalmente a repórter Kelly Costa, da RBS TV. As imagens do torcedor foram flagradas pelo SporTV. Assista ao vídeo clicando aqui.
Em nota divulgada no Facebook, o São José disse que "repudia, veementemente, qualquer tipo de atitude machista — e de qualquer tipo de preconceito — em qualquer local". O clube reforça que funcionários e dirigentes identificaram o homem, que foi retirado pela Brigada Militar. O Grupo RBS também se manifestou sobre o ocorrido.
A agressão ocorreu justamente no mesmo dia em que foi lançada a campanha #DeixaElaTrabalhar, um manifesto em defesa do trabalho das mulheres no esporte. No Gre-Nal de 11 de março, a repórter Renata de Medeiros, da Rádio Gaúcha também foi alvo de ofensas por parte de um torcedor do Inter.
Confira a nota do São José.
O São José repudia, veementemente, qualquer tipo de atitude machista — e de qualquer tipo de preconceito — em qualquer local.
Nesta noite, mais um episódio deste tipo ocorreu em nossa arquibancada. Um homem, que se diz torcedor, ofendeu a repórter Kelly Costa, do SporTV no intervalo da partida semifinal do Gauchão. A cena foi testemunhada por funcionários do clube que, imediatamente, identificaram o homem e acionaram a Brigada Militar.
O agressor foi prontamente retirado da arquibancada. Está identificado e não acessará outros jogos do São José. Era o mínimo que poderíamos fazer para não apenas reestabelecer a justiça à jornalista, como também para demonstrar que não toleramos esse tipo de atitude em nosso estádio.
Nunca é demais lembrar que lugar de mulher é onde ela quiser. Neste final de semana, um grupo de mulheres, que atuam como jornalistas esportivas, lançou justamente a campanha #deixaelatrabalhar
O Zeca apoia a iniciativa. E quem, porventura, não admite a liberdade de trabalhar com dignidade às mulheres e veste nossa camisa, não honra nossos valores. O cidadão retirado do estádio não vestia nossas cores. Pouco importa. Terá de responder por seus atos.
Mais uma vez, a torcida do São José te pede desculpas, Kelly Costa.