Já não é tão raro como foi num determinado período um time do Interior chegar à decisão do Gauchão. Nos anos 2000, a final entre um grande da Capital e um time de menor expressão vem ocorrendo com frequência ultimamente. O Campeonato Gaúcho só terminou em clássico Gre-Nal em cinco oportunidades de 2000 para cá. Em outras 14 vezes, quase o triplo em relação as disputas clássicas, o cenário foi diferente.
Apesar disso, o fato do Brasil-Pel chegar à decisão não deixa de ser uma grande novidade. É a primeira vez, por exemplo, que um time fora do eixo da Região Metropolitana ou da Serra chega à final do Gauchão desde que a fórmula deixou de ser regionalizada (a partir de 1961).
A última vez dos Xavantes numa final de Gauchão foi em 1955, diante do Inter. Duas derrotas, em Pelotas e Porto Alegre, e o vice-campeonato conquistado. Assim também ocorreu em 1953, novamente contra o Inter.
A terceira final do Brasil foi logo na primeira edição, em 1919, quando goleou o Grêmio por 5 a 1, no antigo estádio Fortim da Baixada. O rubro-negro pelotense ainda tem dois vices estaduais conquistados sem disputas de jogos finais.
Em 1954, a segunda colocação foi obtida durante um triangular final, onde o Renner, de Porto Alegre, sagrou-se campeão e o Ferro Carril, de Uruguaiana, ficou em terceiro. A outra ocorreu em 1983 quando o Brasil foi vice-campeão atrás apenas do Inter.
Na fase final, o Xavante terminou empatado com o Grêmio em segundo lugar. A Federação Gaúcha de Futebol então marcou dois jogos de desempate, valendo o vice. O Brasil empatou no Olímpico e goleou por 4 a 0 em Pelotas, ficando com a taça.
Naquele momento, o Grêmio estava todo voltado para o Mundial de Clubes, em Tóquio, onde seria campeão diante do Hamburgo-ALE na semana seguinte.
Brasil-Pel no Gauchão
- 54 participações
- Campeão em 1919
- Vice em 1953, 1954, 1955 e 1983
Todas as finais do Brasil-Pel no Gauchão
- 1919 - Grêmio 1x5 Brasil-Pel - Brasil-Pel campeão
- 1953 - Brasil-Pel 1x2 Inter / Inter 3x2 Brasil-Pel - Inter campeão
- 1955 - Brasil 0x1 Inter / Inter 3x2 Brasil-Pel - Inter campeão.
Outros vice-campeonatos do Brasil-Pel no Gauchão
- 1954 - Vice do Renner, de Porto Alegre, num triangular que tinha ainda o Ferro Carril, de Uruguaiana
- 1983 - vice do Inter, após derrotar o Grêmio, em dois jogos de desempate pela segunda colocação. 0 a 0 no Olímpico e 4 a 0 para o Brasil-Pel no Bento Freitas.
Ficha Técnica - Brasil-Pel 4X0 Grêmio
Campeonato Gaúcho de 1983
Disputa do Segundo Lugar
Data: 03 de dezembro de 1983
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Árbitro: Carlos Sérgio Rosa Martins (RS)
Público: 12.840 torcedores
Brasil (4): Mauro, Ernâni, Hélio, Amauri e Bastos; Doraci, Jurandir (Marco Antônio) e André; Júnior Brasília, Lívio (Rubão) e Zezinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Grêmio (0): Beto, Raul, Leandro, Rogério e Ademir; Bonamigo (Valdo), Luís Carlos Martins e Cássio; Lambari, Róbson e Tonho. Técnico: Paulo Lumumba.