O Brasil-Pel que chega à final do Gauchão é um elenco montado com o passaporte carimbado pela dupla Gre-Nal. Ao todo, são 14 jogadores do grupo Xavante que já passaram por Grêmio ou Inter — alguns apenas nas categorias de base, mas a maioria deles também com experiências entre os profissionais. Os mais conhecidos incluem o goleiro Marcelo Pitol, os laterais Artur e Bruno Collaço e os meias Alisson Farias e Itaqui.
O grupo é comandado por Clemer, que jogou e também viveu a experiência de comandar o Inter da casamata. Com o grupo, conduziu o Brasil-Pel à decisão e à melhor campanha do Gauchão até aqui — o que dá ao time o direito de decidir o campeonato contra o Grêmio no Bento Freitas.
Marcelo Pitol
O goleiro titular do Xavante foi formado nas categorias de base do Grêmio. Subiu para os profissionais e ficou no time profissional entre 2002 e 2003. Depois, passou a rodar o futebol nacional. Está no Brasil-Pel desde 2017.
Ednei
O lateral-direito está no Brasil-Pel desde 2017. Natural de Minas Gerais, teve uma passagem pelo Inter entre 2013 e 2014 após se destacar no Veranópolis. No time colorado, foram 11 partidas — todas em 2013, antes de ser emprestado à Chapecoense.
Héverton
O zagueiro chegou ao Grêmio em 2008, no fim das categorias de base. Chegou a fazer oito partidas no profissional no ano seguinte. Depois, passou a rodar o futebol do interior do Brasil, com um longo período no Juventude. Está no Bento Freitas desde o início da temporada.
Artur
Contratado pelo Inter no fim da fase de formação, teve os seus primeiros jogos nos profissionais no Beira-Rio em 2015. No ano seguinte, chegou a virar o titular da posição. Depois de uma passagem pela Ponte Preta, está emprestado pelo Inter ao Xavante.
Bruno Collaço
Outro lateral-esquerdo rubro-negro que passou pela dupla Gre-Nal, Collaço foi formado nas categorias de base do Grêmio. Ficou nos profissionais de 2009 a 2013, mas no período foi emprestado para Ponte Preta, Goiás e Náutico. Chegou neste ano ao Brasil-Pel.
Valdemir
O meio-campista subiu para os profissionais do Inter no ano passado. Participou de apenas três jogos com a equipe principal e foi emprestado ao Brasil-Pel no início desta temporada.
Vacaria
O jogador não chegou a se profissionalizar pelo Inter, mas passou pelas categorias de base do Beira-Rio. Construiu a maior parte da carreira no Juventude e também jogou na base do Milan. Está emprestado ao Brasil-Pel.
Mossoró
Vitor Hugo da Silva Nunes, o Mossoró, chegou a jogar na base do Grêmio, mas profissionalizou-se no Inter em 2017. Fez dois jogos pelo time principal e está emprestado ao time pelotense.
Alisson Farias
Formado no Beira-Rio, começou a aparecer entre os profissionais entre 2015. Desde então, foi emprestado ao Estoril, de Portugal, e Criciúma. Neste ano, foi cedido ao Brasil-Pel. Ainda é vinculado ao Inter.
Calyson
O jogador foi formado no Grêmio e atuou em três jogos entre os profissionais em 2013. Jogou por equipes menores desde então, incluindo Novo Hamburgo e Glória, e está no Bento Freitas desde o ano passado.
Zé Augusto
O meia foi formado na Arena e ainda pertence ao Grêmio. Está emprestado ao Brasil-Pel desde o início da temporada.
Itaqui
Agora com 30 anos, Itaqui foi formado nas categorias de base do Grêmio e ficou no Olímpico até 2007. Depois de rodar o futebol do interior brasileiro, inclusive com passagens por Caxias e Juventude, está no Brasil-Pel desde 2017.
Robério
O centroavante de 23 anos é mais um do pacote de empréstimos do Inter ao Brasil-Pel. Formado pelo Ceará, chegou ao Inter e foi recolocado na parte final das categorias de base. Depois de passar pelo time sub-23, está cedido ao Xavante.
Lourency
Teve uma rápida passagem pela base do Inter, mas nunca chegou a jogar profissionalmente no Beira-Rio. Fez boa parte da carreira na Chapecoense — e está emprestado ao Brasil-Pel pelo clube catarinense.