Na zona de rebaixamento do Gauchão após a derrota para o São Luiz na quarta-feira e com prazo esgotado para inscrever atletas no Gauchão, o São Paulo-RG terá um reforço fora do campo. O ex-técnico Ernesto Guedes, com passagem vitoriosa no clube, interrompeu sua "aposentadoria" e viajou para Rio Grande para ser supervisor de futebol. Ele é aguardado na cidade do sul do Estado na tarde desta sexta-feira para acertar os últimos detalhes do acordo.
Guedes terá um cargo de gerência, para trabalhar em conjunto com o técnico Claiton. Sua missão será de "levar confiança e tranquilidade ao grupo de jogadores", de acordo com pessoas do São Paulo-RG.
De personalidade forte e história vitoriosa no clube (treinou o time por exemplo no Gauchão de 1979, quando venceu o Inter três vezes seguidas, e foi o comandante do acesso em 2000), Guedes foi chamado para fazer uma intervenção, principalmente com alguns jogadores desgastados com a torcida. Alguns deles foram flagrados em festas em vésperas de jogos ou a poucas horas de treinos, e houve discussão no último jogo. Nesta sexta, inclusive, a torcida prepara um protesto durante o treino.
O futuro supervisor do São Paulo-RG preferiu não fazer declarações públicas antes de ser anunciado oficialmente. Como técnico, trabalhou em mais de 55 clubes. Entre eles o Inter, onde se sagrou campeão gaúcho de 1982, e do torneio Joan Gamper no mesmo ano.