A rivalidade entre clubes no interior gaúcho passou dos limites na madrugada desta quarta-feira, quando o ônibus do Esporte Clube Pelotas foi apedrejado. O ato de vandalismo aconteceu por volta da 1 hora da madrugada, em frente ao hotel no qual a delegação do clube está hospedada para enfrentar o Passo Fundo às 19h, no Vermelhão da Serra. Ninguém ficou ferido.
A Polícia Civil de Passo Fundo ainda não tem suspeitos e espera pelas imagens do hotel para tentar identificar os responsáveis pelo apedrejamento.
A partida da noite desta quarta-feira, válida pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho, vive clima tenso desde a denúncia que o time do Pelotas fez contra o Passo Fundo à Federação Gaúcha de Futebol (FGF), pela suposta escalação irregular do meio-campista Paulo Josué.
O clube da zona sul do Estado pede a perda de pontos do Passo Fundo, que está na quarta colocação do grupo B, quatro pontos a mais que o lanterna Pelotas.
Para o técnico do Pelotas, Paulo Porto, o incidente não afetará os jogadores dentro de campo:
- O foco é o jogo. Mesmo na hora do almoço, na reunião que tivemos, o assunto era só a partida mesmo, ninguém comentou nada a respeito disso. A gente quer apenas jogar futebol e estamos focados no jogo e em conquistar os pontos que estamos precisando - reforça o treinador.
O presidente do Passo Fundo, Selvino Adair Ferrão, assinou uma nota divulgada pela assessoria de imprensa com o título "Paz no Futebol":
"O Esporte Clube Passo Fundo reitera mais uma vez que o tricolor passo-fundense, conhecido por seu espírito esportivo, não concorda com nenhuma forma de violência.
Os incidentes ocorridos na cidade, na madrugada desta quarta-feira, em nada tem a ver com a filosofia da nossa instituição.
Aos amigos da cidade de Pelotas, a certeza de que serão bem recebidos logo mais, no Estádio Vermelhão da Serra."
O Lobão, por sua vez, publicou no site do clube uma "Nota de repúdio":
"O Esporte Clube Pelotas repudia qualquer tipo de violência. As palavras do presidente do Esporte Clube Passo Fundo nesta terça-feira (18) apenas fomentaram a chance de existir algum tipo de ato agressivo e foi o que aconteceu na madrugada.
O ônibus da nossa delegação que está hospedada em Passo Fundo foi apedrejado por volta da 1h. Após o acontecimento, os dirigentes do áureo-cerúleo foram até à 2ª Delegacia de Polícia Civil de Passo Fundo e registraram um boletim de ocorrência devido ao episódio lamentável.
O ocorrido, provavelmente, se deve a polêmica envolvendo o atleta Paulo Josué do E.C. Passo Fundo que, de maneira irregular, atuou em duas partidas pelo time do norte do estado. A irregularidade aconteceu pois o atleta referido já havia atuado pelo Juventude em duas partidas e se transferiu para o Passo Fundo após a 5ª rodada. O regulamento da competição deixa claro que o jogador que já tenha atuado por alguma equipe poderia se transferir para outra até a 4ª rodada. O Esporte Clube Pelotas não está fazendo nada que foge as regras do campeonato e apenas quer que o regulamento seja cumprido. E não é um desejo apenas do clube áureo-cerúleo, outros também estão cobrando esse cumprimento.
Voltamos a reiterar: o Esporte Clube Pelotas repudia todo e qualquer ato de violência e as palavras do presidente do Esporte Clube Passo Fundo foram infelizes onde deixou claro que estava criado um clima de "guerra" para a partida de logo mais."
Pedras atingiram os dois para-brisas do ônibus do clube pelotense
Foto: Pedro Antunes/Divulgação