Um dos favoritos ao título do Gauchão de Futsal 2024 ficará pelo caminho nas quartas de final. Atlântico, campeão da Copa do Brasil neste ano, e Passo Fundo Futsal (PFF), líder da fase classificatória do estadual, duelam na próxima sexta-feira (8), no jogo de ida. O primeiro embate ocorre em Erechim, às 20h.
As trajetórias recentes de Atlântico e PFF colocaram as duas equipes na condição de “inimigo a ser batido”. O time de Erechim, já sob o comando do treinador Paulinho Sananduva, foi campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF) em 2023. Depois de vencer a Copa RS na temporada anterior, ingressou na Copa do Brasil e derrotou o Fortaleza na decisão, em setembro. Além disso, segue vivo em outras competições do RS, como semifinalista da Série Ouro e da Copa RS.
Já o PFF foi o terceiro colocado no Gauchão de 2023. Neste ano, tentou alçar voos maiores com a batuta de Flavinho Cavalcanti e alcançou a melhor campanha da primeira fase do estadual, com 70% de aproveitamento. Em março, havia vencido a Supertaça Farroupilha diante da AGE, de Guaporé.
Recuperação...
Mas nem tudo são flores para Atlântico e Passo Fundo. Atual campeão da LNF, o Galo caiu de forma precoce nas oitavas da competição, para o Santo André. E, assim, foi interrompido, por enquanto, o sonho do bicampeonato da Liga Nacional.
— Mesmo desclassificados, tivemos na primeira fase da Liga Nacional o ataque mais positivo. Isso demonstra que a gente não perdeu nossa característica. Tivemos um jogo em uma noite muito abaixo do que podemos render. Ficou um gosto amargo. Mas a temporada tem sido positiva. Vencemos a Copa do Brasil, que nos dá direito de jogar a Supercopa, que é caminho para chegar à Libertadores. Agora temos as três competições estaduais — comenta Paulinho Sananduva.
O Passo Fundo participou do Campeonato Brasileiro — competição diferente da LNF e promovida pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). Teve uma boa arrancada, liderando a fase de grupos, mas acabou eliminado nas quartas, diante do Sport, no início de setembro.
— A temporada foi bastante longa. O Passo Fundo não estava acostumado a jogar uma competição de longa duração. No Brasileiro, ficou um gostinho de que a gente podia mais. Acredito que está sendo um bom ano. Temos 75% de aproveitamento da temporada, o que mostra que o aproveitamento está sendo bem feito — analisa Flavinho Cavalcanti.
... e superação
Portanto, para ambos os clubes, vencer o Gauchão de Futsal é um caminho possível para terminar bem a temporada, com taça no armário e em paz com a torcida. Mandante no primeiro duelo, o Atlântico, depois de utilizar o grupo sub-20 em grande parte do campeonato, em função do calendário cheio, mergulha de cabeça no estadual, com o elenco principal. Com a alta expectativa gerada em 2024, o Passo Fundo tem a pressão de superar a campanha de 2023, quando caiu na semifinal para a Uruguaianense.
— O Atlântico está determinado a buscar uma vitória em casa para, depois, decidir em Passo Fundo. O Passo Fundo é uma equipe que vem crescendo, vem investindo, participou do Campeonato Brasileiro. O nosso foco agora está nas competições estaduais. O torcedor pode esperar uma equipe aguerrida e determinada — promete Sananduva.
Para Cavalcanti, o confronto se desenha com muito equilíbrio. E o técnico deixa um alerta para o seu grupo.
— Os confrontos dessa fase serão muito equilibrados. O Atlântico, quando começou o Gauchão, foi apontado como favorito, por toda a tradição e pelos títulos que conquistou. A gente espera bastante dificuldade. Vamos ter que jogar muito mais do que jogou até agora, para que tenhamos, na soma dos dois jogos, condições de passar para a semifinal — acrescenta o treinador do Passo Fundo.
Na fase classificatória, o Passo Fundo Futsal recebeu o Atlântico. Houve empate em 3 a 3. O Galo de Erechim jogou com o sub-20.
O duelo terá transmissão, ao vivo e com imagens, no YouTube de GZH. A data da partida em Passo Fundo, válido pela volta das quartas, ainda não está definida.
Acompanhe a cobertura do Gauchão de Futsal em GZH.