Em um jogo disputadíssimo, Lagoa e Uruguaianense empataram em 3 a 3 no duelo de ida das oitavas de final do Gauchão. Na noite desta sexta-feira (18), no Ginásio Adolfo Stella, em Lagoa Vermelha, o time da casa saiu na frente, tomou a virada no segundo tempo e buscou o empate nos últimos minutos da partida. Ronaldo, Brazeiro e Matheus balançaram as redes para o time da casa. Os visitantes marcaram com Sheldon, Vincenzo e Alex.
O jogo da volta está previsto para o próximo dia 27, um domingo, em Uruguaiana, no Ginásio Gilberto Oscar Miranda Schmidt. Para ambas as equipes, só a vitória interessa, independentemente do saldo de gols, para evitar uma disputa de prorrogação — que será realizada em caso de um novo empate.
Como foi o jogo
A partida em Lagoa Vermelha foi muito equilibrada. Na etapa inicial, os dois times tiveram boas chances de gols, mas, ao mesmo, presavam cautela, evitando se expor. A primeira grande chegada foi do Uruguaianense, que acabou com uma boa defesa goleiro Yuri. Ronaldo, vice-artilheiro do Gauchão, abriu o placar para o Lagoa restando pouco menos de 18 minutos para o fim do primeiro tempo.
Logo após o gol, o jogo deu uma esquentada, com muita reclamação dos jogadores em quadra e da comissão técnica — o que rendeu cartões amarelos para ambos os lados.
O gol do empate do time de Uruguaiana só foi sair quando o cronômetro indicava pouco mais de seis minutos para o fim da etapa inicial. Em uma bela jogada coletiva, Sheldon deixou tudo igual no placar. No primeiro tempo, foram cinco faltas do Uruguaianense contra quatro do Lagoa.
Segundo tempo
Na etapa final, Vincenzo virou o jogo para o time de Uruguaiana, após cobrança de lateral. Faltando 11 minutos para o fim, o pivô dominou dentro da área e teve a tranquilidade para tirar do goleiro Yuri. Logo na sequência, o ala Alex ampliou, marcando o terceiro.
Daí em diante, o Lagoa ficou mais tempo com a bola e, incentivado pela sua torcida, pressionou os visitantes. O técnico Ricardo Hoffmann (Picolé) optou por usar goleiro-linha quase que o tempo inteiro.
Brazeiro chutou uma bola na trava aos oito minutos e o goleiro Canton fez grandes defesas. O Lagoa só conseguiu descontar o placar aos dois minutos, justamente com Brazeiro como goleiro-linha. Pouco tempo depois, Matheus empatou após Ronaldo lutar para recuperar a bola na defesa do Uruguaiana. Assim como no primeiro tempo, o Uruguaianense ficou pendurado na partida: mais uma falta e teria cedido um tiro livre à equipe da casa.
*Produção: Leonardo Bender