Duas das 21 equipes participantes da Série Ouro de futsal desistiram de disputar a competição em 2024. SER Triunfo, do Grupo B, e SER Alvorada, do Grupo C, alegaram prejuízos causados pela enchente de maio para não participar. A Série Ouro foi suspensa por 30 dias em razão dos estragos provocados pelas inundações e deve retornar à normalidade a partir do próximo fim de semana.
A SER Triunfo, da Região Carbonífera, havia disputado apenas uma partida antes da pausa imposta pela tragédia climática no Rio Grande do Sul — a derrota para a UFSM, em Santa Maria, por 6 a 4.
De acordo com o presidente do time, Saulo Radin, o ginásio utilizado pela SER Triunfo é do município e teve a quadra danificada pela inundação. A sala ocupada pela equipe no local ficava abaixo do nível do solo e foi tomada pela água. Documentos, materiais esportivos, como uniformes, foram perdidos.
— Não bastasse isso, jogadores, dirigentes e comissão técnica tiveram perdas nas suas casas. Não há condições emocionais nem materiais para continuarmos. O momento é de reconstrução. A Federação garantiu que não haverá penalidades e que a vaga na Série Ouro de 2025 está garantida. Então, resolvemos nos licenciar em 2024. Nossos parcos recursos serão utilizados na aquisição de equipamentos imprescindíveis para um recomeço — explica Radin.
Mesmo com dificuldades, as categorias de base da SER Triunfo seguirão ativas. Os times sub-15, sub-17 e sub-20 vão participar das competições estaduais.
A SER Alvorada, da Região Metropolitana, havia jogado duas partidas: a derrota para o Figueira em Tupanciretã por 4 a 1 e a vitória sobre o Barcelona de Júlio de Castilhos por 5 a 3. Segundo o diretor de quadra e presidente em exercício da equipe, Sergio Neris, além da perda de uniformes devido à enchente, os patrocinadores do time ficaram sem condições de investir para o restante da temporada.
— Como foi vai chegar neles e pedir o pagamento do patrocínio? Não tem como. Sozinhos, não temos como arcar com os custos. É melhor se licenciar do que desistir no meio da competição. O ginásio municipal de Alvorada, que também foi afetado, não tem previsão de ser liberado para treinos. E também tivemos alguns atletas que sofreram com a tragédia — acrescenta Neris.
Agora, conforme a Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), o prazo estipulado para que os times pudessem abrir mão da Série Ouro sem qualquer sanção está encerrado. Nos grupos em que estavam as equipes desistentes, foram adicionados três pontos e vitórias por 1 a 0 aos adversários equivalentes aos jogos que, por conta dos licenciamentos, não ocorrerão.