Quase nove anos após vencer a Liga Nacional de Futsal (LNF) pela última vez, a ACBF mostrou a sua ambição na estreia pela competição em 2024. A equipe de Carlos Barbosa goleou o Blumenau por 6 a 1, em Santa Catarina, na noite desta sexta-feira (22). O próximo jogo do time gaúcho é em 30 de março, às 18h, em casa.
Pela primeira rodada da LNF, a Laranja Mecânica mostrou a que vem logo nos primeiros minutos. Não demorou para abrir o placar, nem para ampliá-lo. Aos 3 minutos, Marcolla recebeu passe de Fernando dentro da área para fazer 1 a 0. Aos 4, Barbosinha girou sobre o marcador para fazer 2 a 0.
Depois de construir a vantagem no placar, a ACBF passou a defender mais do que atacar. O comportamento desagradou ao técnico André Bié que, no tempo técnico, pediu ao time para retomar o estilo de toque de bola do início da partida.
O Blumenau tentou levar mais perigo à goleira de Ryan. Contudo, foi a ACBF quem marcou o terceiro, com Xitão, que finalizou de pé esquerdo após arrancada em velocidade, aos 19 minutos. O fixo estava na Uruguaianense até o ano passado e jogou contra a equipe de Carlos Barbosa na final do Gauchão 2023. Ele é uma das novas contratações para a atual temporada, assim como Barbosinha, que foi um dos artilheiros da LNF no ano passado pelo Praia Clube, de Belo Horizonte. Já Marcolla foi promovido das categorias de base.
Placar assegurado
A ACBF voltou do intervalo decidida a não dar brechas para qualquer reação do Blumenau. O recém-chegado Caio, ex-Jaraguá, fez o quarto aos 4 minutos. Para encaminhar a vitória, o remanescente Bruno Iacovino apareceu livre na área, aos 10, para fazer o quinto gol após bela jogada individual de Samuel pela ala esquerda.
Quando o ímpeto dos vitoriosos relaxou, Blumenau descontou a partir de bola parada. Na cobrança de falta próxima da área, Diego rolou para Caixa fazer o primeiro e único dos donos da casa, aos 11.
A vontade do Blumenau de dar uma resposta à torcida abriu espaço para o sexto da ACBF. Caio aproveitou o gol aberto — o adversário estava com goleiro linha — e finalizou para o 6 a 1, aos 15 minutos da etapa final.
Neste sábado (23), os outros dois times gaúchos da LNF fazem a sua estreia fora do Rio Grande do Sul. O Atlântico encara o Minas, às 14h, enquanto a Assoeva joga com o Pato Futsal, às 19h.