A seleção brasileira de futsal estreia na Copa América neste sábado (3), às 11h45min (horário de Brasília). A competição ocorre em Luque, no Paraguai, e o primeiro adversário do Brasil será a Bolívia, na segunda rodada do Grupo B. A seleção canarinho folgou na primeira data.
O adversário brasileiro perdeu para a Argentina nesta sexta-feira (2) por 4 a 0. Pelo mesmo grupo, o Uruguai venceu o Peru por 5 a 1. Na outra chave, estão estão Paraguai, Colômbia, Venezuela, Equador e Chile.
Os dois melhores colocados de cada grupo se classificam para as semifinais e conquistam uma vaga para a Copa do Mundo de Futsal, que será entre setembro e outubro deste ano, no Uzbequistão. O Brasil tem 10 títulos da Copa América e é o maior vencedor da competição. A atual campeã é a Argentina. Os jogos são sediados na Arena Oscar Harrison.
A preparação da seleção brasileira para o torneio continental foi realizada em Gramado, na serra gaúcha, entre 22 e 29 de janeiro, com treinos no ginásio Perinão. A delegação chegou ao Paraguai na última terça-feira (30).
— A gente tem como primeira meta classificar para o mundial e a segunda, como objetivo máximo, é ganhar a Copa América. Não dá para fugir disso falando de futsal brasileiro, onde a nossa responsabilidade é sempre muito grande. Tem uma expectativa positiva. O Brasil se credencia não só a vaga mais ao título, mas isso são teorias. A gente precisa trabalhar forte e muito sério para que realmente aconteça — afirma o treinador da seleção brasileira, Marquinhos Xavier.
Jogos do Brasil na primeira fase
- Sábado (3) - Brasil x Bolívia - 11h45min
- Domingo (4) - Brasil x Uruguai - 14h
- Terça-feira (6) - Brasil x Peru - 11h45min
- Quarta-feira (7) - Argentina x Brasil - 14h
*Os jogos serão transmitidos pelo YouTube da Conmebol e, segundo a entidade, o SporTV vai transmitir o jogo entre Brasil e Argentina e os possíveis confrontos da seleção na semifinal e final.