O ano de Copa do Mundo começou nesta segunda-feira (22) para a seleção brasileira de futsal. O treinador Marquinhos Xavier comandou, em Gramado, o primeiro treinamento na preparação para a Copa América, competição que oferece quatro vagas para o Mundial, a ser realizado neste ano no Uzbequistão.
A Copa América vai de 2 a 10 de fevereiro, em Luque, no Paraguai. A sede da pré-temporada do Brasil é Gramado, na serra gaúcha, onde o grupo permanece até 30 de janeiro. Pela manhã, os atletas já tiveram o primeiro contato com a bola e exercitaram movimentações coletivas na quadra do Ginásio José Francisco Perini, o Perinão. Durante a tarde, o trabalho será em uma academia.
— O nosso foco é, primeiro, fazer a integração do grupo. Temos atletas oriundos de equipes e países diferentes. O nosso foco é trazer o jogador brasileiro para o modelo brasileiro porque muitos deles adquirem uma característica diferentes nos clubes, até em função do modelo de treinamento, de atuação durante os jogos. No segundo passo, é dar uma dinâmica — explica Xavier.
Nos próximos dias, o objetivo da comissão técnica será para acelerar o ritmo dos atletas e melhorar a assertividade das jogadas e do entendimento das estratégias montadas. Na reta final da estadia em Gramado, a velocidade dos treinos cai propositalmente, e os jogadores passam a se dedicar a bolas paradas e aos lances ensaiados.
Dos 16 atletas convocados, 11 se apresentaram até a noite de domingo (21). Os demais não foram liberados pelos clubes e devem chegar em dois momentos, na quinta-feira (25) e no próximo sábado (27). Por enquanto, os times para os treinamentos são completados com jogadores da própria cidade de Gramado.
— Esse período de preparação não é uma data Fifa. Então, os clubes não são obrigados a liberar os atletas. A gente foi feliz porque tem uma boa relação com os clubes. Em Portugal, o Benfica está competindo. E tem o Guitta (goleiro), na Rússia, que tem uma partida importante no dia 24. Ele viaja no dia seguinte. O atleta pertence aos dois universos — comenta o treinador.
Melhor do mundo
Dois 16 convocados, somente dois jogam no Brasil: o fixo Lino, do Magnus, e o ala Marcênio, do Jaraguá. O que não se pode negar é que o grupo chamado por Marquinhos Xavier está repleto de atletas multicampeões e com larga experiência europeia, onde a rigidez ao trabalho tático é uma dos pontos fortes.
Uma das estrelas do time brasileiro que está em gramado é Pito. O pivô foi eleito o melhor jogador do mundo em 2023 pelo Gala Mundo do Futsal Decathlon, considerado o maior evento da modalidade atualmente. Jogador do Barcelona e com contrato recentemente renovado para mais três temporadas, o catarinense também foi escolhido o melhor da posição e o MVP da liga espanhola da temporada 2022/2023.
— Para mim foi um ano muito especial, foi um ano incrível. Tive várias participações em títulos, tanto no clube quanto na seleção. Continuar trabalhando bastante para seguir nesse nível. Sabemos da importância da competição — ainda comemora Pito, ao mesmo tempo que lembra da importância da Copa América, que também vale como Eliminatórias para o Mundial.
A seleção brasileira está no Grupo B da Copa América, com Argentina, Uruguai, Bolívia e Peru. No Grupo A, estão estão Paraguai, Colômbia, Venezuela, Equador e Chile. Os times se enfrentam em turno único, todos contra todos. Os dois primeiros de cada chave avançam paras as semifinais e conquistam a tão sonhada vaga na Copa do Mundo, que será sediada no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro deste ano.