Um confronto de extremos. A Afucs, de Seberi, pior campanha entre os 16 classificados, recebeu o Atlântico, de Erechim, o líder da primeira fase, na noite desta segunda-feira (9), para o primeiro encontro das oitavas de final do Gauchão de Futsal. A diferença, no entanto, não apareceu em quadra: os donos da casa venceram por 4 a 3, em um duelo marcado pela capacidade de reação de ambos os times.
A derrota faz com que o Atlântico precise buscar, obrigatoriamente, a vitória em casa. O jogo de volta será na próxima quinta-feira (12), às 11h. A Afucs se classifica até com o empate.
Duelo de estratégias
Os comportamentos dos times se definiram com clareza no primeiro tempo. Como a Afucs conseguiu sair na frente do placar, o time do treinador Vini Gaúcho colocou o time atrás da linha divisória da quadra para esperar o erro do adversário. A equipe de Seberi marcou com Jonathan Ruas, com 1 minuto de partida, em um passe originado a partir de cobrança de lateral.
A pressão do Galo de Erechim aumentou ao longo da etapa inicial. No entanto, ao perder a posse de bola, cometia falta para impedir o contragolpe. A dificuldade se materializou em um tiro livre para a Afucs — foram mais de cinco faltas do Atlântico. A oportunidade de ampliar o placar acabou desperdiçada por Chapinha.
O empate do Atlântico chegou a três minutos do fim da etapa inicial. Morgato segurou o marcador depois de perder a bola e foi expulso, e a Afucs ficou com um a menos em quadra. Justamente nesse hiato, Richard finalizou de longe e William Bolt complementou para o gol: 1 a 1.
Reações e emoções
Lá e cá. Assim começou o segundo tempo. Aos 4 minutos, a Afucs retomou a frente do placar com Mateus, que recebeu na área e girou sobre o marcador para fazer 2 a 1 para os mandantes.
O Atlântico, no entanto, não ficou atrás por muito tempo. Pouco depois, a bola partiu das mãos do goleiro João Paulo, sobrevoou a quadra, e caiu direto na cabeça de Rick, que empatou.
A partida seguiu com chances para os dois lados, em um embate de peito aberto. Mateus, mais uma vez, colocou a Afucs na frente, de cabeça. Naquele momento, a melhor campanha da primeira fase do Gauchão — e também da Liga Nacional — se viu atrás.
Para desespero dos torcedores de Seberi, a reação veio. Aos 14, Grillo completou envolve troca de passes do Atlântico para igualar tudo outra vez. Porém, quando as luzes do ginásio Julião estavam quase por se apagar, o Atlântico cedeu falta na entrada da área, pelo lado direito. Na cobrança, a bola correu pelo quadra direto aos para os pés de Jonathan Ruas que fez executou uma jogada ensaiada para o gol, dando a vitória da Afucs sobre o time mais temido do Rio Grande do Sul: 4 a 3.