A convocação do técnico Arthur Elias teve uma novidade na tarde desta terça-feira (12). Para os amistosos contra a Austrália, a goleira Claudia, do Juventude, estará à disposição da Seleção Brasileira. É a primeira oportunidade que a defensora receberá com a camisa canarinho.
O treinador brasileiro justificou a convocação, e também falou sobre o projeto de futebol feminino dentro do Juventude. Nesta temporada, o Alviverde conquistou acesso à elite do Brasileirão.
— Espero mesmo que impulsione, que o presidente do Juventude e o clube tenham orgulho de ter uma jogadora na Seleção Brasileira, porque é um clube, como se diz, recente e que acaba de ter o acesso. A Claudia é merecedora pelo que vem fazendo nos últimos dois anos, a gente acompanhou também atualmente no Campeonato Gaúcho, que tem feito grandes jogos, tudo que a gente vê nela tecnicamente, fisicamente, os comportamentos que ela mostrou, de quanto ela evoluiu nesses últimos dois anos — afirmou Arthur Elias.
Com 22 anos, Claudia tem 1m86cm. No Juventude há duas temporadas, ela também tem passagens por Grêmio, Coritiba e Toledo.
— A gente entendeu junto ao Edson, preparador de goleira da nossa comissão, que é uma jogadora que entra nesse perfil de projeção e que a gente quer conhecer de perto e dar essa oportunidade para ela, ainda que com pouco tempo, como a gente vai ter na Austrália, mas que possa inspirar ela — completou o treinador.
Para a posição, o treinador brasileiro também chamou Lorena, do Grêmio, e Natascha, do Palmeiras. Arthur Elias também falou sobre a evolução das goleiras no Brasil.
— Houve uma evolução sim, notória, a partir do momento em que começou-se a dar mais condição também a esse trabalho, que ele é por uma via específica em relação às goleiras, mas que também está totalmente integrado ao modelo de jogo das equipes. As goleiras têm participado cada vez mais disso — explicou.
O Brasil vem de dois amistosos contra a Colômbia, com uma vitória e um empate. Agora, enfrentará a Austrália nos dias 28 de novembro, em Brisbante, e 1° de dezembro, em Gold Coast. Os testes visam a disputa da Copa América, em 2025, e da Copa do Mundo, em 2027.