
As Gurias Coloradas retornam à disputa do Brasileirão Feminino focadas na classificação aos mata-matas. Desde que o departamento foi retomado, o Inter nunca ficou de fora das quartas de final. Agora, para manter essa tradição, o clube gaúcho terá pela frente os embates contra Palmeiras e Santos.
O primeiro compromisso é neste domingo (18), às 11h, fora de casa. Depois, as Gurias Coloradas recebem as Sereias da Vila na quarta-feira (21), às 15h. Atualmente, o Inter ocupa a 11ª posição, com 17 pontos.
— A gente vinha numa crescente muito grande dentro da competição. Mas a parada foi importante para aprimorar um pouco mais a condição física das jogadoras que, naquela época que paramos, ainda precisavam de uma melhora em algumas coisas. Então, usamos esse tempo para poder trabalhar mais a parte tática, a parte física. Aprimoramos bastante e deu para ajudar bastante com o crescimento da equipe. Agora, teremos a prova de fogo contra o Palmeiras — afirmou o técnico Jorge Barcellos em entrevista a Zero Hora.
As Palestrinas estão disputando a The Women’s Cup, em Louisville, nos Estados Unidos. O time paulista vem de vitória nos pênaltis sobre o Racing Louisville e enfrentará a Juventus nesta terça-feira (13), às 21h. A equipe de Camilla Orlando também anunciou dois novos reforços: as meio-campistas Joselyn Espinales e Yoreli Rincón.
— É uma equipe muito forte, que já tem uma estrutura pronta, já joga junta há bastante tempo. Então, sabemos que é uma equipe que trabalha muito bem com a bola, tem um ataque muito forte. Contratou a Yorelin Rincón, que é uma jogadora também que tem uma experiência muito grande, conhece um pouco também o Campeonato Brasileiro, porque já disputou na época do Iranduba. Acredito que vai ser um jogo muito difícil para ambas as equipes — projetou o treinador.
Após espantar qualquer chance de rebaixamento, o Inter mira na classificação. Com 17 pontos, o clube colorado ocupa a 11ª posição. Apenas um ponto separa o time gaúcho do Flamengo, o primeiro no G-8. No entanto, a projeção matemática, de acordo com as últimas cinco temporadas, é que sejam necessários, no mínimo, 22 pontos para avançar.
— Acho que para conseguirmos mesmo a classificação nós precisamos de duas vitórias. Porque as equipes que estão disputando com a gente estão muito próximas dos 23 pontos. Então, fazendo um cálculo aqui, os 23 pontos garantem que a gente possa estar matematicamente dentro. Com 21 pontos fica meio complicado, porque tem praticamente quatro, cinco equipes disputando essas mesmas quatro, cinco posições. Temos que pensar na vitória, pensar em somar os três pontos já contra o Palmeiras. E depois focar no Santos aqui e os três pontos também. Estamos trabalhando para isso — enfatizou.
As Gurias Coloradas podem enfrentar as Sereias da Vila já rebaixadas. O time paulista soma apenas 10 pontos e, se não vencer o Botafogo neste sábado (17), duelará com o Inter já sem chances matemáticas de se salvar da Série A-2.

Importância de Priscila para o elenco
Para a sequência, o Inter terá o retorno de Priscila. A atacante estava com a Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos, e se reapresentará em São Paulo na sexta-feira (16), quando a delegação colorada desembarcar para o jogo contra o Palmeiras.
— A participação dela nos Jogos foi importante não somente para o Inter, mas também para a visibilidade do trabalho que está sendo feito, para a atleta. Ela teve uma participação muito assertiva nos momentos em que entrou, superou todas as expectativas do treinador. Ficamos muito felizes pela atuação. É uma atleta de 19 anos, e acho que é um amadurecimento muito grande. Tenho certeza que vai vir para nos ajudar nessa reta final de primeira fase de Brasileirão — afirmou Barcellos.
Na temporada, Priscila disputou 14 jogos, marcou seis gols e concedeu quatro assistências com a camisa do Inter. Ela é a atleta com mais participações em gols pelo Colorado em 2024.

Disputa no gol
No jogo contra o Palmeiras, o Inter também responderá uma pergunta: qual será a goleira titular no restante do ano? Antes da paralisação, a jovem Tainá vinha sendo utilizada por Jorge Barcellos, enquanto Mayara se recuperava de uma entorse no joelho direito. Agora, no entanto, a goleira já está à disposição. E o Inter também ganhou o reforço da experiente Bárbara. Além de poder contar com Mari Ribeiro, a titular da seleção sub-20.
— Temos quatro goleiras que podemos escolher para a viagem e para a titularidade também. Estamos bem servidos ali. Com a chegada da Bárbara, claro, o nível de treino e de competição saudável também aumenta. Mas o gol do Inter vai estar bem defendido com aquela que escolhermos — enfatizou o treinador.
Na temporada, Mayara e Tainá já disputaram seis partidas cada. Enquanto Mari Ribeiro foi utilizada em um jogo.