A Seleção Brasileira Feminina vai em busca de algo inédito nas Olimpíadas de Paris. Mais uma vez, o sonho é de terminar o megaevento no lugar mais alto do pódio. A equipe canarinho já terminou entre as três melhores em duas ocasiões. Em ambas, no segundo lugar.
O primeiro pódio foi em 2004. À época, a Seleção se classificou no segundo lugar do Grupo G, com seis pontos em nove disputados: vitórias sobre Austrália (1 a 0) e Grécia (7 a 0) e derrota para os Estados Unidos (2 a 0). Por conta disso, encontrou o México nas quartas de final, e não teve dificuldades para avançar: 5 a 0, com dois gols de Cristiane, dois de Formiga e um de Marta.
Na fase seguinte, o Brasil eliminou a forte seleção sueca, após a vitória por 1 a 0, com gol de Pretinha. Mas na decisão não conseguiu se sobressair. Contra os Estados Unidos, novo tropeço: 2 a 1. E a medalha de preta. Naquela decisão, Tarpley e Wambach marcaram para as norte-americanas. Enquanto Pretinha fez o gol brasileiro.
A segunda prata veio na edição seguinte. Em 2008, na China, quando o Brasil conquistou a classificação aos mata-matas após terminar a primeira fase na liderança do Grupo F, e de forma invicta. Foram duas vitórias, sobre Coreia do Norte (2 a 1) e Nigéria (3 a 1), e um empate com a Alemanha (0 a 0).
Nas quartas de final, a vitória por 2 a 1 sobre a Noruega confirmou o avanço. Naquela ocasião, Dani Alves e Marta marcaram para o Brasil. Enquanto Nordby descontou para as norueguesas. Nas semifinais, uma classificação tranquila: 4 a 1 sobre a Alemanha. As adversárias saíram na frente com Prinz, mas a Seleção virou com Pretinha, Marta e Cristiane, duas vezes.
Na decisão, o reencontro com os Estados Unidos. O empate prevaleceu durante o tempo normal, mas na prorrogação Lloyd garantiu mais um ouro para as norte-americanas. A segunda prata do Brasil.
Agora, uma nova oportunidade de terminar no pódio. Mas com o sonho de, desta vez, ficar no lugar mais alto.
Campanhas do Brasil
- 1996: 4º lugar
- 2000: 4º lugar
- 2004: 2º lugar
- 2008: 2º lugar
- 2012: caiu nas quartas de final
- 2016: 4º lugar
- 2020: caiu nas quartas de final