A Seleção Brasileira Feminina foi convocada, nesta terça-feira (2), para a disputa das Olimpíadas. Entre as 18 atletas chamadas por Arthur Elias, destaque para a goleira Lorena, do Grêmio. A atacante Priscila, do Inter, ficou entre as suplentes. Leticia Monteiro, também do Colorado, foi convocada apenas para complementar o período de treinos.
Na lista de Arthur Elias, foram indicadas quatro suplentes, em caso de lesão: Luciana, goleira da Ferroviária, Lauren, zagueira do Kansas City-EUA, Angelina, meio-campista do Orlando Pride-EUA, e Priscila, atacante do Inter.
Além disso, seis meninas foram chamadas para integrar apenas o primeiro momento de preparação, com os treinamentos na Granja Comary: a goleira Natasha, do Palmeiras, as zagueiras Mariza, do Corinthians, e Vitória Calhau, do Cruzeiro, as meias Leticia Monteiro, do Inter, e Amanda Gutierres, do Palmeiras, e a atacante Lais Estevam, do Palmeiras.
— O processo de análise é feito diariamente por mim e pela comissão técnica. Há uma análise especialmente nos comportamentos dentro de campo, e onde essas jogadoras conseguem ser eficientes dentro dessas ideias num jogo contínuo e competitivo como o futebol. Então, temos muito material para trabalhar, fizemos isso durante esses 10 meses — afirmou o técnico Arthur Elias antes de anunciar a lista final.
O time que mais cederá jogadoras ao Brasil será o Corinthians. Ao todo, foram seis meninas convocadas: as laterais Tamires e Yasmim, as meias Duda Sampaio e Yayá, e as atacantes Gabi Portilho e Jheniffer.
— O Corinthians, mesmo com a minha saída, a da Cris (Gambaré, coordenadora técnica da Seleção), e de algumas jogadoras, uma reformulação muito grande, segue sendo uma equipe muito vencedora. Não perdeu ainda esse ano. É líder, com sobras, no Brasileirão. É uma equipe que ganhou tudo nos últimos anos e é natural que o número de atletas seja alto por qualidade e merecimento — afirmou o treinador.
As convocadas se apresentam na próxima quinta-feira (4) para um período de treinos na Granja Comary, a chamada fase Pré-Olímpica. O Brasil embarca no dia 17 para a França, para aprimorar a preparação para a estreia contra a Nigéria, no dia 25 de julho, às 14h. A partida ocorre no Stade de Bordeaux, em Bordeaux. A Seleção ainda enfrenta, na primeira fase, Japão e Espanha. Se classificam os dois melhores de cada grupos, e dois melhores terceiros colocados.
Lista de convocadas
GOLEIRAS:
- Lorena - Grêmio
- Tainá - América-MG
ZAGUEIRAS:
- Tarciane - Houston Dash (EUA)
- Rafaelle - Orlando Pride (EUA)
- Thais Ferreira - UD Tenerife (ESP)
LATERAIS:
- Antônia - CBF
- Tamires - Corinthians
- Yasmim - Corinthians
MEIO-CAMPISTAS:
- Yaya - Corinthians
- Duda Sampaio - Corinthians
- Ana Vitória - Atlético de Madrid (ESP)
ATACANTES
- Gabi Portilho - Corinthians
- Adriana - Orlando Pride (EUA)
- Kerolin - North Carolina Courage (EUA)
- Ludmilla - CBF
- Marta - Orlando Pride (EUA)
- Jheniffer - Corinthians
- Gabi Nunes - Levante (ESP)
SUPLENTES
- Luciana - goleira da Ferroviária
- Lauren - zagueira do Kansas City (EUA)
- Angelina - meio-campista do Orlando Pride (EUA)
- Priscila - atacante do Inter
CHAMADAS PARA OS TREINOS
- Natasha - goleira do Palmeiras
- Mariza - zagueira do Corinthians
- Vitória Calhau - zagueira do Cruzeiro
- Lais Estevam - atacante do Palmeiras
- Leticia Monteiro - meio-campista do Inter
- Amanda Gutierres - meio-campista do Palmeiras
Confira os grupos dos Jogos de Paris
- Grupo A - França, Colômbia, Canadá e Nova Zelândia
- Grupo B - Estados Unidos, Zâmbia, Alemanha e Austrália
- Grupo C - Espanha, Japão, Nigéria e Brasil
Os jogos da Seleção Brasileira
- 25/7 - 14h (horário de Brasília) - Stade de Bourdeaux, Bourdeaux - Nigéria x Brasil
- 28/7 - 12h (horário de Brasília) - Parc de Princes, Paris - Brasil x Japão
- 31/7 - 12h (horário de Brasília) - Stade de Bourdeaux, Bourdeaux - Brasil x Espanha