As Gurias Gremistas embalaram no Brasileirão Feminino. Depois de vencer o Botafogo, o Tricolor também superou o Fluminense, neste domingo (24), por 3 a 2. Os três pontos, conquistados no CT Hélio Dourado, alçam o time gaúcho à terceira colocação.
O time gaúcho chegou a abrir 3 a 0 ainda no primeiro tempo, com Caty, Dayana Rodríguez e Cássia. Mas, na etapa complementar, o Flu reagiu e descontou com Gislaine e Annaysa. Os minutos finais foram de muita pressão, mas o Grêmio conseguiu confirmou os três pontos.
Após a vitória sobre o Botafogo, a técnica Thaissan Passos promoveu três alterações no time titular. A zagueira Mónica Ramos, depois de cumprir suspensão, retomou a vaga entre as 11, no lugar de Stephanie Brito. Ainda na defesa, Raissa Bahia reconquistou a vaga na lateral esquerda, que chegou a ser ocupada pelas atacantes Caty e Giovaninha nas partidas anteriores. Por fim, na frente, Caty voltou a sua posição de origem, no lugar de Ludmila.
O Grêmio foi o primeiro a levar perigo. Após passe de Raquel Fernandes, Cássia conseguiu a conclusão com o pé esquerdo, mas parou na goleira Amanda, aos 5 minutos. Logo na sequência, aos 7, a defensora do Fluminense não segurou. Caty limpou da marcação, na meia-lua, e mandou no canto direito da goleira adversária. Amanda falhou, chegou a encostar na bola, mas a viu morrendo no fundo das redes. O Tricolor, que nada tinha a ver com o vacilo, pode comemorar a vantagem no placar.
Aos 13, Caty voltou a assustar o Fluminense. Em tentativa de cruzamento, do lado direito, a atacante do Grêmio quase encobriu a goleira Amanda. A bola passou muito próxima da meta, mas saiu pela linha de fundo. O time carioca, por sua vez, não conseguia sequer criar chances para chegar à área do Tricolor.
A primeira e única tentativa da etapa inicial veio apenas aos 19, com Cacau. Após lançamento de Flávia à área, Dani Barão afastou parcialmente, mas a bola sobrou nos pés da atacante do Flu, sozinha na esquerda. Cacau recebeu, dominou e mandou às redes, mas pelo lado de fora.
A partir de então, foram necessários quase 20 minutos para que as goleiras fossem exigidas novamente. Aos 37, após saída errada da goleira Amanda, Dayana Rodríguez fez a interceptação, avançou em velocidade e serviu Raquel Fernandes, que estava sozinha no centro da área. A atacante finalizou, mas parou em grande defesa da goleira adversária. Porém, no rebote, a bola sobrou para que Dayana Rodríguez empurrasse às redes. O primeiro dela com a camisa do Grêmio.
Enquanto a torcida ainda comemorava o 2 a 0, o Tricolor fez o terceiro. Após tabelar com Caty no corredor esquerdo, Raissa Bahia cruzou rasteiro para Cássia, na entrada da grande área. A atacante tricolor bateu de primeira, com o pé direito, e transformou tudo em goleada, aos 38. O Grêmio ia para o intervalo com a confortável vantagem de 3 a 0.
Com a vitória encaminhada, Thaissan Passos fez duas mudanças para o segundo tempo. Recuperada de lesão de LCA no joelho esquerdo, a goleira Lorena voltou a atuar com a camisa do Grêmio, no lugar de Vivi. Ainda na defesa, Mónica Ramos deu lugar à Stephanie Brito, na zaga.
A primeira tentativa de fazer o quarto veio aos 6 minutos, com Raquel Fernandes arriscando da meia-direita, mas parando em defesa de Amanda. O Fluminense respondeu dois minutos depois. Em falta pela esquerda, Carol Firmino mandou à área. A capitã Gislaine conseguiu o cabeceio e venceu Lorena, descontando para o time carioca.
Na sequência, Thaissan oportunizou que as atacantes Shashá e Ludmila fossem ao jogo, nos lugares de Dani Barão e Raissa Bahia, que vinham atuando nas laterais.
Quando a vitória do Grêmio parecia questão de tempo para se confirmar, o Fluminense fez o segundo. Em bola alçada à área por Carol Firmino, praticamente do meio de campo, a defesa das Gurias Gremistas se atrapalhou e o time carioca teve três oportunidades de finalizar. Na terceira, não teve rebote que parasse o chute de Annaysa. Da meia-lua, ela mandou de primeira no canto direito de Lorena, para reativar as esperanças do Flu no CT Hélio Dourado.
A última troca da técnica gremista foi para colocar a lateral-direita Sinara no jogo, no lugar da autora do primeiro gol, Caty.
Com a vantagem mínima, o Grêmio buscava vida mais tranquila nos minutos finais e tentava assustar o Fluminense. Mas tinha mais dificuldades do que na etapa inicial para chegar com perigo à área.
O Fluminense, por sua vez, pressionava e tentava, na qualidade de Carol Firmino, marcar o terceiro gol. Era por meio da camisa 10 que o tricolor carioca construía as suas melhores jogadas.
Nos acréscimos, veio a última (e melhor) oportunidade de o tricolor carioca buscar o empate. Aos 46, Verônica mandou no travessão, a bola chegou a triscar na linha, mas não entrou. O lance gerou muitas reclamações da atacante do Fluminense, que defendeu ter visto a bola ultrapassando a linha. A arbitragem discordou e, pela exaltação, expulsou a jogadora. Dessa forma, Grêmio se salvou do empate e pode comemorar mais três pontos.
Agora, o time gaúcho volta suas atenções para o Palmeiras, adversário da próxima quinta-feira (28), às 15h, também no CT Hélio Dourado.
Brasileirão Feminino - 3ª rodada - 24/3/2024
Grêmio (3)
Vivi (Lorena, INT); Dani Barão (Shashá, 12'/2º), Tayla, Mónica Ramos (Stephanie Brito, INT) e Raissa Bahia (Ludmila, 12'/2º); Jessica Peña, Dayana Rodríguez e Raquel Fernandes; Giovaninha, Caty (Sinara, 22'/2º) e Cássia. Técnica: Thaissan Passos.
Fluminense (2)
Amanda Coimbra; Flávia Gil (Karina, 40'/1º), Gislaine, Cotrim e Sorriso; Camila Cruz (Claudinha, 40'/1º), Carol e Camila Pini (Mileninha, 20'/2º); Cacau (Annaysa, 40'/1º), Kamilla (Verônica, 39'/2º) e Carla Nunes. Técnico: Hoffmann Túlio.
Gols: Caty (G), aos 7, Dayana Rodríguez (G), aos 37, e Cássia (G), aos 38, do primeiro tempo; Gislaine (F), aos 8, e Annaysa (F), aos 18, do segundo tempo.
Cartões amarelos: Hoffmann Túlio (F); Cássia (G)
Cartão vermelho: Verônica (F)
Local: CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul
Arbitragem: Adeli Mara Monteiro (SP), auxiliada por Juarez de Mello Junior e Fagner Bueno Cortes, ambos do Rio Grande do Sul.
Próximo jogo
Brasileirão - 4ª rodada
28/3/2024 - 15h
CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul
Grêmio x Palmeiras