Na próxima segunda-feira (18), as Gurias Gremistas irão iniciar mais uma edição do Brasileirão Feminino. O duelo de abertura será diante da maior vencedora da competição, a equipe do Corinthians. Para tentar conquistar uma vantagem, o retrospecto em estreias poderá ser um trunfo.
Este será o quinto ano consecutivo do Grêmio na divisão principal do torneio. Incluindo a primeira participação em 2017, o time nunca foi superado pelas adversárias na rodada de estreia.
Sua primeira participação em 2017, no ano de reabertura do departamento no clube, o Tricolor estreou diante do Vitória-PE. Naquela oportunidade, o time surgiu através de uma parceria com a Associação Gaúcha de Futebol Feminino (AGFF). Jogando no Estádio Airton Ferreira da Silva, no CT Hélio Dourado, o único gol do jogo foi marcado por Karina Balestra, que segue no clube. A ex-jogadora agora trabalha como diretora adjunta do futebol feminino.
Outros nomes daquela escalação também estão no Grêmio atualmente. A atacante Shashá voltou ao clube no ano passado e teve o contrato renovado para 2024. Por sua vez, a atacante Carlinha agora faz parte da equipe de apoio. Patrícia Gusmão, que também comandou o elenco por mais quatro temporadas, assumiu o cargo de supervisora da modalidade.
Na participação de 2017, o clube acabou sendo rebaixado. Nas edições de 2018 e 2019, disputou a Série A-2. O retorno à principal divisão foi na temporada de 2020.
Quando retornou à Serie A-1, o Grêmio começou vencendo. Na primeira partida, placar de 2 a 1 sobre o Minas Brasília, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. Os dois gols foram marcados por Juliana. A equipe conseguiu avançar às quartas de final, mas foi eliminada para o Corinthians.
Na edição de 2021, o time ficou no empate com o São Paulo. A primeira rodada foi disputada no Estádio Marcelo Portugal, em Cotia. A equipe paulista chegou a abrir o marcador com Carol, mas logo depois Eudimilla deixou tudo igual. A campanha novamente foi até às quartas de final, quando o Grêmio caiu para o Palmeiras.
Na primeira rodada pelo Brasileirão de 2022, o Grêmio novamente estreou fora de casa. Diante do Cruzeiro, o time conquistou um empate heroico. Com apenas 12 atletas relacionadas para a partida em virtude de um surto de covid-19, a goleira Lorena ainda defendeu um pênalti e garantiu o primeiro ponto na competição. O clube conseguiu avançar somente até às quartas de final, quando foi novamente eliminado pelo Palmeiras.
A estreia no ano passado reservou um novo encontro com o Cruzeiro. No Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, o time saiu atrás após o gol marcado por Byanca Brasil. Nos minutos finais, Caty garantiu o empate em 1 a 1. Sob o comando de Felipe Endres, a campanha foi irregular e o clube não conseguiu avançar aos mata-matas.
Em 2024, as Gurias Gremistas voltarão a estrear em casa. A partida da próxima segunda-feira, às 20h, será diante do Corinthians, no Estádio Airton Ferreira da Silva — junto ao CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
As estreias das Gurias Gremistas no Brasileirão Feminino A-1
- 2017 - Grêmio 1x0 Vitória-PE
- 2020 - Grêmio 2x1 Minas Brasília
- 2021 - São Paulo 1x1 Grêmio
- 2022 - Cruzeiro 0x0 Grêmio
- 2023 - Cruzeiro 1x1 Grêmio