O Gramadense é o grande campeão da Terceirona Gaúcha 2024. A conquista teve como comandante o técnico Carlos Moraes. Na edição da Serra do programa Show dos Esportes, da última quarta-feira (12), o treinador falou sobre a campanha do time de Gramado, as dificuldades no futebol do interior e sua permanência no clube.
Moraes começou falando sobre a formação de atletas através de projetos sociais. O clube tem 25 escolas de futebol gratuitas em Gramado.
— Me surpreendeu bastante o formato que é feito o futebol na cidade. Tem todo um acompanhamento, e a partir daí são guindados às categorias de base, até o terceiro pilar, que é o profissional. Então, o clube se profissionalizou e busca ter essa identidade de profissional, categoria de base e social. Hoje, cerca de 70% do time iniciou no Gramadense há três anos atrás — comenta Carlos.
Quando questionado, o técnico também comentou sobre o fator mental no vestiário após o primeiro jogo da final da Terceirona Gaúcha, onde o Gramadense perdeu para o Real por 2 a 1.
— Após o acesso, houve aquela comemoração normal dos atletas, até porque era a primeira conquista pra maioria daqueles jovens, então foi mais difícil retomar o foco. Na semana depois da derrota para o Real, trabalhamos muito a questão psicológica dos jogadores, colocando pra eles que já tínhamos passado por situações assim e revertemos, o que se repetiu em Tramandaí, no jogo de volta — destacou Moraes.
RENOVAÇÃO?
Carlos Moraes comentou sobre seu futuro em 2025, que ainda está em aberto. Ele admitiu ter recebido algumas sondagens de outros times, mas abriu tratativas para seguir o trabalho na equipe da Serra.
— Eu e o Sandro (presidente do Gramadense) iniciamos a conversa sobre renovações, mas a gente depende muito da questão do calendário, já que não sabemos ainda o que vai acontecer. O Gramadense tem interesse, que é mútuo. Caso eu permaneça ali, vamos traçar um planejamento e dar sequência nos projetos para 2025 — finalizou o técnico.