A estreia do Grêmio no Brasileirão Feminino foi com luta e superação. Em Belo Horizonte, o time gaúcho ficou no empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, com apenas 12 atletas relacionadas para a partida em virtude de um surto de covid-19. Lorena ainda defendeu o pênalti cobrado por Rafa Andrade, neste domingo (6), no Sesc das Alterosas, para garantir o primeiro ponto do Tricolor.
Mesmo com os documentos enviados pelo Grêmio, alegando os 10 casos de covid-19, a CBF decidiu pela manutenção da partida. Com apenas uma atleta na reserva, a goleira Cláudia, a técnica Patrícia Gusmão não pôde realizar nenhuma substituição durante os 90 minutos.
A escalação teve as estreias da zagueira Mónica Ramos e da meio-campista Jéssica Peña — colombianas contratadas em 2022, que ainda estavam em processo de adaptação. Luany, atacante de origem, foi improvisada na lateral esquerda. Mesmo com a equipe jogando pela primeira vez nesta formação, o Grêmio levou perigo ao Cruzeiro, aos 23 minutos, pelo lado direto. Laís Giacomel encontrou Gabizinha entrando na grande área. A camisa 17 chegou chutando, mas a goleira Rubi conseguiu fazer a defesa.
Aos 31 minutos, quando o Cruzeiro tentava impor mais volume, a zagueira gremista Tuani cometeu falta dentro da área em Rafa Andrade. A própria camisa 8 foi para a cobrança, mas parou em Lorena. A arqueira gremista, que já foi protagonista em penalidades na Supercopa, pegou o chute rasteiro no canto direito, garantindo o 0 a 0.
Antes do final do primeiro tempo, Lorena gerou preocupação. A arqueira teve um mal-estar na linha de fundo e o jogo precisou ser interrompido. Ela conseguiu se recuperar e retornou ao jogo.
No segundo tempo, em um dos poucos lances de perigo, as Gurias Gremistas tiveram boa chance na tentativa de Rafa Levis. Aos 37 minutos, a camisa 10 recebeu passe da Luany na entrada da grande área, e tentou bater colocado, mas a goleira mandou a bola para escanteio.
Resistindo a câimbras e desgastes sob o calor da capital mineira, sem nenhuma atleta de linha para ser opção, o Grêmio conquistou seu primeiro ponto na estreia da competição nacional. A luta manteve o retrospecto invicto do time em estreias no Brasileirão A-1.
O time gremista volta a campo no próximo sábado (12), às 14h, diante do Palmeiras, no Estádio Vieirão, em Gravataí.