As Gurias Coloradas são as primeiras finalistas do Gauchão Feminino. Após vencer a ida por 4 a 1, o Inter voltou a triunfar sobre o Juventude, desta vez por 5 a 2, para carimbar o passaporte à decisão. No Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, o time de Lucas Piccinato marcou com Isa Haas, Leticia Monteiro, Priscila, Bruna Benites e Capelinha. O Alviverde descontou com Thalita e Katry.
Agora, o Inter aguarda o vencedor do duelo entre Grêmio e Brasil-Far para saber com quem disputará o título. Na ida, as Gurias Gremistas venceram por 2 a 1.
As duas equipes apresentaram retornos nas escalações iniciais. No Inter, a capitã Bruna Benites voltou ao time titular após recuperar-se de um desconforto na coxa esquerda. Pelo lado alviverde, a goleira Claudia retornou à equipe depois de procedimento cirúrgico para corrigir uma fissura no menisco.
Por conta do volume da chuva, o gramado estava praticamente impraticável. A bola não rolava e, por conta disso, os dois times tentavam as jogadas através de lançamentos longos.
Em desvantagem, as Gurias Jaconeras saíram à frente logo aos quatro minutos. Kelly Becker enfiou para Thalita entre as zagueiras do Inter. Na velocidade, a atacante do Ju venceu e mandou no cantinho esquerdo de Mayara. Foi o 22º gol da artilheira do Estadual, para diminuir a vantagem colorada no Sesc.
O Inter tentou igualar aos oito, com Soll arriscando da entrada da grande área, mas mandando por cima da meta de Claudia. Um minuto depois, foi a vez de Isa Haas cabecear e a lateral-esquerda Bella tirar, também de cabeça, quase em cima da linha.
Mas, aos 10, ninguém conseguiu impedir o gol colorado. Tamara Bolt cobrou escanteio perfeito, na cabeça de Isa Haas. E, desta vez, a zagueira do Inter não perdoou: tudo igual em Porto Alegre.
O Ju voltou a chegar com perigo aos 12. Katy cobrou falta do lado esquerdo e arriscou em gol, mas May conseguiu afastar em escanteio, com a ponta dos dedos. Esta foi a última tentativa alviverde na primeira etapa.
A virada colorada veio aos 34 minutos. Soll cruzou quase da linha de fundo para que Leticia Monteiro buscasse o cabeceio às redes. A bola morreu no cantinho direito de Claudia, garantindo uma vantagem ainda maior ao time de Lucas Piccinato.
A partir de então, as Gurias Coloradas transformaram a vitória em goleada. Aos 36 minutos, Isa Haas lançou da defesa, Djeni ganhou de cabeça e a bola sobrou nos pés de Priscila. A atacante, que acabara de ser convocada para a Seleção principal, limpou a marcação e, da grande área, teve calma para mandar no canto esquerdo.
Depois, aos 41, foi a vez de Bruna Benites deixar sua marca. Eskerdinha cobrou escanteio na cabeça da capitã. A zagueira do Inter subiu mais alto do que a defesa alviverde e fez o quarto da equipe porto-alegrense.
Para a segunda etapa, a chuva havia cessado e permitia um campo em melhores condições para a prática do futebol. E, desta vez, quem balançou as redes foi o Juventude, aos 10 minutos. Após Grazi cruzar à área, houve um bate e rebate e a bola sobrou para que Katry finalizasse com o pé direito para descontar.
Aos 13, no entanto, o Inter voltou a marcar. Carla Nunes foi derrubada na área e a arbitragem assinalou penalidade máxima. Capelinha cobrou no canto esquerdo de Claudia, que chegou a cair para o canto certo, mas não conseguiu impedir o quinto gol do Inter - e o primeiro da volante pelo clube porto-alegrense.
O Colorado quase fez o sexto aos 22. Mais uma vez, na bola aérea. Fany Gauto cobrou escanteio à área, a zagueira Carla ganhou na altura e cabeceou, mas Claudia fez um milagre para impedir o sexto.
Dois minutos depois, foi a vez de May impedir que o Juventude balançasse as redes. Em falta cobrada, quase na linha da grande área, Bia Leal arriscou direto, mas parou na goleira do Inter. Mesmo com a ampla desvantagem, o Juventude não desistia. E, aos 27, voltou a levar perigo com a artilheira Thalita.
Enquanto isso, o Inter ainda queria ampliar. Após falta cobrada por Fany Gauto, da meia-esquerda, a zagueira Carla venceu as defensoras do Juventude na área e, mais uma vez, buscou o cabeceio. Desta vez, parando na trave.
Nos minutos finais, as equipes diminuíram a velocidade e começaram a priorizar os chutes de longe, mas sem conseguir vencer as goleiras. Com isso, o 5 a 2 confirmou a classificação do Inter à final. Ao Juventude, resta a disputa do terceiro lugar.
Gauchão Feminino - semifinal (volta) - 12/11/2023
Inter (5)
Mayara; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Djeni (Fany Gauto, INT) e Leticia Monteiro (Carla, INT); Carla Nunes (Pati Llanos, 24'/2º), Priscila (Sandoval, INT) e Soll (Danny Teixeira, 18'/2º). Técnico: Lucas Piccinato.
Juventude (2)
Claudia; Grazi, Yasmin, Beta e Bella (Aninha, 12'/2º); Alice (Vanice, 25'/2º), Katy (Bia Leal, 12'/2º) e Karol; Greyce (Katry, INT), Thalita e Kelly Becker. Técnico: Luciano Brandalise.
Gols: Thalita (J), aos 4 min, e Isa Haas (I), aos 10 min, Leticia Monteiro (I), aos 34 min, Priscila (I), aos 36 min, e Bruna Benites (I), aos 41 min, do primeiro tempo; Katry (J), aos 10 min, Capelinha (I), aos 13 min, do segundo tempo.
Arbitragem: Joseph Ribeiro Lopes, auxiliado por Fabricio Junges Villa e Tomas Ledur Hartmann.
Local: Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre