Depois de passar pelo considerado "grupo da morte" na fase de grupos da Libertadores Feminina, o Inter encontrará mais uma equipe tradicional na competição. Desta vez, será o Colo-Colo e pelas quartas de final. O jogo será disputado no domingo (15), no Estádio Pascual Guerrero, em Cali.
A equipe chilena conquistou a classificação na segunda colocação da Chave C, ficando atrás do Corinthians. Depois de perder na estreia para o Corinthians, por 1 a 0, venceu o Libertad Limpeño por 4 a 0, e aplicou 5 a 2, de virada, no Always Ready. Marcou nove gols e sofreu três. Terminou a fase de grupos com 66% de aproveitamento.
Clube que mais disputou a competição
O Colo-Colo conta com muita experiência quando se trata desta competição: é o clube que mais vezes disputou, somando dez participações. O ano de 2023 é de retomada, já que o time não participou das últimas três edições. A última vez foi em 2019, quando não passou da fase de grupos. A vaga foi conquista por meio do título no campeonato chileno de 2022.
No retrospecto, a equipe já soma um título, conquistado na edição de 2012. Foi vice-campeã em outras três oportunidades (2011, 2015 e 2017) e foi semifinalista em outras duas (2013 e 2018).
Elenco de seleção
O grupo formado para o torneio na Colômbia conta com diversas jogadoras que atuam na seleção do Chile. Na última data Fifa, sete atletas foram convocadas: a zagueira Michelle Olivares, as meias Yastin Jiménez, Anaís Álvarez, Javiera Grez, Yessenia López e Yanara Aedo, além da atacante Isidora Olave.
Já há nomes também se destacando em competições de base. A zagueira Anais Cifuentes foi eleita a melhor jogadora com a camisa do Chile na Liga Evolucion sub-19 da Conmebol.
Três destaques do elenco
Yastin Jiménez, volante: é o nome que lidera a artilharia do Colo-Colo na competição. Deixou sua marca nas goleadas sobre Libertad Limpeño e Always Ready. Aos 22 anos, tem a carreira profissional formada no Colo-Colo. No ano passado, foi um destaques na participação do Chile na Copa América.
Javiera Grez, atacante: a atleta já recebeu o prêmio por ser a melhor de sua posição no campeonato chileno. Na Libertadores, se destacou na penúltima rodada, diante do Libertad Limpeño, ao marcar dois dos quatro gols da vitória. Foi destacada pela técnica Tatiele Silveira como uma jogadora de imensa qualidade técnica.
Yanara Aedo, atacante: aos 30 anos, a jogadora à nível de seleção é uma alternativa de luxo no banco de reservas. Conquistou a Libertadores com a equipe em 2012. Além disso, já vestiu as camisas de times como Valencia e Rayo Vallecano.
Técnica gaúcha no comando
Natural de Porto Alegre, Tatiele Silveira está no clube deste julho. A brasileira é conhecida por sua vasta experiência no futebol feminino. Entre os principais feitos, foi a primeira mulher a ser campeã do Brasileirão, quando comandava a Ferroviária, em 2019. No mesmo ano, também levou a equipe até o vice-campeonato na Libertadores.
No futebol gaúcho, passou pela dupla Gre-Nal. No Inter, em especial, foi jogadora e treinadora.
Time-base
Torrero; Michele Olivares, Dahiana Bogarín, Clavijo e Fernanda Hidalgo; Yessenia López, Yastin Jiménez e Yanara Aedo; Isidora Olave, Javiera Grez e Ysaura Viso.