O primeiro capítulo da história das Gurias Coloradas na Libertadores Feminina teve o melhor desfecho possível: no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, o estreante Inter venceu o Nacional por 3 a 0, com gols de Priscila, Leticia Monteiro e Soll. O triunfo deixa o time gaúcho na liderança momentânea do Grupo D, com três pontos — Boca Juniors e América de Cali se enfrentam às 19h30min, pelo complemento da rodada.
Em campo, o técnico Lucas Piccinato promoveu a manutenção do time que havia disputado o clássico Gre-Nal, na última semana. O destaque, portanto, ficou por conta da zagueira Isa Haas, que tornou-se a atleta com mais jogos pelo Inter: 120 partidas — superando Sorriso, que atualmente defende o Palmeiras.
Logo no primeiro minuto, o Nacional exigiu grande defesa de Gabi Barbieri. Após finalização de Cecília Gómes, a goleira do Inter conseguiu afastar em escanteio, antes que a bola morresse no cantinho esquerdo.
Nervoso e errando muitos passes, o Inter demorou a levar perigo ao Nacional. A melhor chance veio apenas aos 15. Djeni cruzou rasteiro para que Analuyza saísse na cara do gol, mas mandasse pela linha de fundo. Três minutos depois, mais uma oportunidade desperdiçada pela atacante. Agora, pelo alto, Belén Aquino cruzou e a bola sobrou para que Analuyza desse o último toque, mas, mais uma vez, para fora.
A partir de então, as Gurias Coloradas dominaram o jogo e começaram a ter mais volume, em busca do primeiro gol. Aos 26, mais uma oportunidade. Tamara Bolt avançou em velocidade pela direita e cruzou para Priscila, a atacante acabou mandando muito forte, por cima da meta, quando a arbitragem já assinalava impedimento.
O Inter exigiu a primeira defesa da goleira uruguaia aos 38. Da entrada da grande área, Priscila arriscou, mas Andrea Morán ficou com ela, sem sustos.
Nos acréscimos do primeiro tempo, as Gurias Coloradas abriram o placar. Após cruzamento de Belén, a zagueira Ramondegui afastou com o braço e a arbitragem assinalou penalidade máxima. Aos 46, a artilheira Priscila foi precisa, mais uma vez, e bateu no canto esquerdo para abrir o placar. O primeiro gol do Inter na história das Libertadores Feminina.
Para a segunda etapa, o técnico Lucas Piccinato promoveu as saídas das amareladas Capelinha e Analuyza, para as entradas de Zóio e Fabiola Sandoval.
Logo aos dois minutos, a chance de ampliar o placar. Tamara Bolt cruzou rasteiro para Djeni, no centro da pequena área, mas antes que a volante do Inter pudesse finalizar, a goleira Andrea Morán conseguiu afastar.
O segundo gol veio aos sete. Leticia Monteiro recebeu de Djeni, finalizou e, com o pé esquerdo, superou a defensora do Nacional. O Inter encaminhava a primeira vitória na competição sul-americana.
Aos 23, o técnico Lucas Piccinato teve de promover mais uma substituição por cartão: a amarelada Belén Aquino saiu de campo para o ingresso de Soll.
Três minutos depois, a grande polêmica do jogo: Leticia Monteiro foi derrubada na área e o Inter reclamou de pênalti, mas a arbitragem entendeu como lance normal e mandou seguir.
Na sequência, a quarta troca do Inter por cartão: na lateral esquerda, Eskerdinha deu lugar à Roberta no time titular.
Logo no minuto seguinte, mais uma grande oportunidade colorada. Priscila avançou em velocidade pela direita e serviu Fabiola Sandoval, que chutou de primeira, mas parou na grande defesa de Andrea Morán, a queima roupa.
A última troca de Lucas Piccinato veio aos 35: a já campeã da Libertadores Pati Llanos foi para o jogo no lugar da autora do segundo gol, Leticia Monteiro.
Melhor durante a maior parte do jogo, o Inter confirmou os três pontos aos 38 minutos. Priscila puxou o contra-ataque pela direita e cruzou na medida para que Soll tocasse na saída da goleira Andrea Morán e fechasse o placar: 3 a 0 para as Gurias Coloradas na estreia da Libertadores Feminina.
Libertadores Feminina - 1ª rodada - 6/10/2023
Nacional
Andrea Móran; Oriana Fontán, Sofía Ramondegui, Latua (Maytel Costa, 40'/2º) e Ángela Gómez (Tatiana Lima, 40'/2º); Martínez (Martha Figueredo, 28'/2º), Martina Terra (Sofia Ferrada, 13'/2º), Lemos, Gómez; Guilhermina Grant (Dolores Brescia, 28'/2º) e Yamila Badell. Técnico: Diego Testas.
Inter
Gabi Barbieri; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha (Roberta, 30'/2º); Capelinha (Zóio, INT.), Djeni e Leticia Monteiro (Pati Llanos, 35'/2º); Analuyza (Fabiola Sandoval, INT.), Belén Aquino (Soll, 23'/2º) e Priscila. Técnico: Lucas Piccinato.
Gols: Priscila, aos 46 minutos do 1º tempo; Leticia Monteiro, aos sete, e Soll, aos 38, do 2º tempo.
Cartões amarelos: Analuyza, Capelinha, Belén Aquino, Eskerdinha, Tamara Bolt (I); Figueiredo (N)
Local: Estádio Pascual Guerrero, em Cali
Arbitragem: Emikar Virginia, auxiliada por Migdalia Yolimar e Thaity Mahanaim. O trio é venezuelano.