As Gurias Coloradas estreiam às 17h desta sexta-feira (6) na Libertadores Feminina. A partida diante do Nacional marcará um capítulo histórico para o clube: a primeira participação na competição sul-americana.
Para chegar a este jogo, no entanto, o Inter teve de construir uma campanha inédita no Brasileirão Feminino. Em 2022, 12 vitórias, cinco empates e duas derrotas levaram o time à final da competição. Na decisão, porém, o Corinthians ficou com título — venceu por 5 a 2 no placar agregado. Mesmo assim, o vice-campeonato garantiu vaga na Libertadores de 2023.
À época, o time era comandado pelo técnico Maurício Salgado, que agora está no Flamengo. Após aquela campanha história, o elenco também passou por uma reformulação. No final de 2022, deixaram Porto Alegre: a goleira Mari Zanella, a lateral Isabela, as meio-campistas Duda Sampaio, Ju Ferreira, Maiara, as zagueiras Sorriso e Thamirys, as atacantes Fabi Simões, Kamile Loirão, Biazinha, Lelê e Millene Fernandes.
Destas, sete eram titulares no jogo histórico diante do Corinthians: May; Capelinha (Tamara Bolt), Bruna Benites, Sorriso (Isa Haas) e Eskerdinha (Priscila Flor); Ju Ferreira, Duda Sampaio e Maiara (Biazinha); Fabi Simões, Millene Fernandes e Lelê.
A lateral-esquerda Isabela só ficou de fora desta partida por conta de expulsão no confronto de ida, mas foi titular durante toda a campanha histórica: 16 jogos, com dois gols marcados.
Agora, para a disputa da Libertadores, o Inter terá Lucas Piccinato à beira do gramado. Junto do treinador também chegaram a Porto Alegre e viajaram para Cali: as laterais Roberta e Lorranny, as meio-campistas Letícia Monteiro, Marzia, Analuyza e Pati Llanos, e as atacantes Fabiola Sandoval e Soll.
De acordo com o que foi visto no Gauchão, a expectativa é que o time da estreia tenha: Gabi Barbieri; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Djeni e Leticia Monteiro; Belén Aquino, Analuyza e Priscila.
Depois do embate com o Nacional, as Gurias Coloradas enfrentarão o América de Cali, no dia 9, no Estádio Pascual Guerrero, em Cali. A última rodada, diante do Boca Juniors, será em Bogotá. O confronto está marcado para o dia 12 de outubro, às 19h30min, no Estádio de Techo.
Quem saiu
- Mari Zanella (goleira) - Botafogo
- Isabela (lateral-esquerda) - Corinthians
- Fabi Simões (atacante) - Santos
- Sorriso (zagueira) - Palmeiras
- Duda Sampaio (meia) - Corinthians
- Ju Ferreira (volante) - Corinthians
- Maiara (meia) - Cruzeiro
- Sorriso (zagueira) - Palmeiras
- Biazinha (atacante) - futebol chinês
- Lelê (atacante) - Ferroviária
- Millene Fernandes (atacante) - Corinthians
- Thamirys (zagueira) - Grêmio
- Kamile Loirão (atacante) - Spartak Subotica, na Sérvia
- Maurício Salgado (técnico) - Flamengo
Quem chegou e está em Cali
- Roberta (lateral-direita) - Real Brasília
- Lorranny (lateral-direita) - Fluminense
- Letícia Monteiro (meia) - Bragantino
- Marzia (meia) - Santos
- Analuyza (meia) - Santos
- Pati Llanos (meia) - Famalicão-POR
- Fabiola Sandoval (atacante) - Avaí Kindermann
- Soll (atacante) - Fluminense
- Lucas Piccinato (técnico) - sem clube