O Grêmio firmou, nesta segunda (14), a parceria com a Ulbra para o departamento feminino. O vínculo vai até dezembro de 2025 e permitirá que o elenco utilize as dependências da Universidade — como academia, campos e alojamento — a partir de outubro.
A estrutura conta com dois campos suplementares destinados a treinamentos, um campo de futebol sete, academia e três ginásios multiuso. O complexo ainda oferece um alojamento que dispõe de 17 apartamentos, auditório, vestiários e refeitório. Com isso, as Gurias Gremistas se despedirão das dependências do Vieirão. A expectativa, no entanto, é de que as partidas sejam realizadas no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
— É um dia muito importante para o Grêmio, pessoalmente para mim, de poder abraçar às atletas, abraçar a Patrícia (Gusmão, supervisora) e entregar uma estrutura, uma parceria com a Ulbra que é fantástica, e não tem só academia, fisiologia, campo, alojamento, mas também outros ganhos, que é poder oferecer para as meninas a possibilidade de estudar, de alavancar outros projetos na parceria Grêmio e Ulbra — enfatizou o presidente Alberto Guerra.
O departamento feminino também utilizará os profissionais da Ulbra das áreas da Saúde, como Medicina, Fisioterapia e Educação Física. Além disso, as Gurias Gremistas terão à disposição a estrutura da Universidade para estudos. O Tricolor já tinha parceria com a Sogipa. Portanto, agora, são duas opções de graduação para o elenco.
— Teremos maior condição de treinabilidade, mais campos, uma academia melhor, mais profissionais envolvidos. Vamos ter mais tecnologia envolvida, um hospital à disposição. No início, as coisas vão se ajeitando, mas entendo que no próximo ano vamos ter uma diferença grande. Clubes que têm uma estrutura forte no futebol feminino são os que dominam a categoria, com estruturas muito sólidas. Então, estamos arrumando isso e hoje podemos dizer que não perdemos para eles nesse quesito — finaliza o coordenador do departamento feminino, Álvaro Prange.