Além de ser a única seleção sul-americana na Copa do Mundo Feminina, a classificação da Colômbia para às quartas de final tem uma relação direta com o Rio Grande do Sul, mais especificamente com o Grêmio. A zagueira Mónica Ramos é atleta das Gurias Gremistas.
A defensora de 24 anos desembarcou em Porto Alegre em 2022, vinda do Independiente Santa Fé-COL. Desde então, sempre foi chamada para defender sua seleção. Ao todo, foram oito convocações. No ano passado, inclusive, ela participou da campanha do vice-campeonato da Copa América, na decisão contra o Brasil. Além dela, há outra compatriota no elenco tricolor: a volante Jessica Peña.
Nascida na cidade de Sampués, no estado de Sucre, localizado no norte do país colombiano, iniciou sua trajetória nos gramados no Unión Magdalena. No currículo, também soma passagem pelo Junior de Barranquilla.
No Grêmio, Mónica possui status de titular na defesa. Na atual temporada, disputou onze partidas, mas não marcou nenhum gol. Depois da eliminação na primeira fase do Brasileirão, o próximo compromisso será a disputa do Gauchão Feminino, a partir do próximo mês.
Em sua primeira Copa do Mundo, a defensora acabou sendo pouco aproveitada pelo técnico Nelson Abadia, até o momento. Em quatro jogos disputados, entrou apenas na vitória sobre a Alemanha, por 2 a 1.
Com uma classificação inédita às quartas, a Colômbia já atingiu o melhor desempenho em todas as três participações em Copas Feminina. O próximo confronto será contra a Inglaterra, no sábado (12).
Durante a Copa do Mundo Feminina, GZH tem edições especiais do "Expresso da Copa" para repercutir a competição que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia. O programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30min, no Youtube de GZH e no Gaúcha 2.