A Colômbia está classificada às quartas de final da Copa do Mundo Feminina. A vaga foi assegurada com uma vitória por 1 a 0 sobre a Jamaica, nesta terça-feira (8), em Melbourne. O único gol foi marcado por Catalina Usme. Na próxima fase, a adversária será a Inglaterra.
Com um primeiro tempo truncado e de muitas faltas, as equipes não criaram tantas oportunidades e as goleiras pouco trabalharam. Em contrapartida, a etapa final começou movimentada. Aos sete minutos, em uma virada de jogo da esquerda para a direita, Catalina Usme aproveitou a bobeira da defesa e bateu cruzado, no canto direito de Spencer. Era o gol da classificação, o primeiro e único sofrido pelas jamaicanas na competição.
Na sequência, mais dois lances perigoso. Linda Caicedo puxou o contra-ataque, mas foi barrada na hora da finalização. A arbitragem também apontou impedimento no lance. A Jamaica deu a resposta no cabeceio de Spence, que passou ao lado da trave direita. Já nos minutos finais, Santos acertou a trave jamaicana com um cabeceio.
O apito final decretou a festa dos torcedores da Colômbia em maioria no estádio Rectangular de Melbourne. Com a classificação às quartas, as colombianas já atingiram o melhor desempenho em três participações no Mundial, superando a campanha de oitavas, em 2015.
Única representante sul-americana, a equipe terá pela frente a Inglaterra nas quartas de final. O duelo será no sábado, às 7h (horário de Brasília), em Sidney.
Durante a Copa do Mundo Feminina, GZH tem edições especiais do "Expresso da Copa" para repercutir a competição que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia. O programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30min, no Youtube de GZH e no Gaúcha 2.