Na busca pelo pentacampeonato — e pelo terceiro título consecutivo, os Estados Unidos estrearam com pé direito na Copa do Mundo Feminina. Neste sábado (22), pelo horário local, as atuais campeãs venceram o Vietnã, por 3 a 0, em Auckland, na Nova Zelândia, com gols de Smith, duas vezes, e Horan.
A estrela Megan Rapinoe iniciou no banco de reservas. Aos dois minutos de partida, Rodman recebeu uma entrada feia de Thi Thu e quase teve de ser substituída. Superado o susto, o favoritismo norte-americano começou a prevalecer.
Aos 13, Horan avançou e encontrou Morgan, que fez o pivô e deu um passe de letra. Smith recebeu e, na cara do gol, tocou na saída da goleira. Aos 39, Thi Loan derrubou Rodman na área. Após revisão no VAR, o pênalti foi assinalado. Morgan foi para a cobrança e parou em Kim Thanh.
Aos 51, Smith aproveitou falha da goleiro, que afastou mal, e finalizou cruzado para anotar o segundo. O gol foi anulado pela assistente, que viu impedimento de Morgan, mas confirmado pelo VAR. Aos 16 da etapa final, Rapinoe foi a campo no lugar de Morgan. A pressão resultou em um terceiro gol, anotado por Horan, aos 31, depois de jogada de Smith.
Os Estados Unidos voltam a campo na quarta-feira (26), contra a Holanda, em uma reedição da decisão de 2019. O Vietnã joga na quinta-feira (27), diante de Portugal, podendo ser eliminada em caso de nova derrota.