O futebol feminino gaúcho ganhou um novo clube nesta temporada. Em parceria com a Afusca, de Cachoeirinha, o Cruzeiro criou o departamento para a disputa do Gauchão. Ainda em março, se iniciaram os treinamentos preparatórios para o estadual, com uma equipe experiente no torneio.
— É um grupo que já disputou a competição no ano passado pelo Oriente. Então, já tínhamos uma base e fomos contratando uma aqui e outra ali. Estamos há quatro meses treinando, uma vez por semana, aos domingos, diante da realidade que temos — afirma o técnico Rafael Nunes.
A base da equipe é o time do Oriente, que já foi vice-campeão do Interior, em 2019. Além disso, o Cruzeiro também contará com a goleira Gabriela Becker, bicampeã gaúcha pelo Inter, e outras gurias com passagens pela dupla Gre-Nal.
— A gente tem um grupo grande. Temos três ou quatro atletas acima dos 30 anos, que são mais experientes. Inclusive, uma guria que já jogou nos Estados Unidos, na dupla Gre-Nal. A Lícia, ela jogou muito tempo nos EUA, mas teve uma lesão de joelho e teve de parar. Temos outras nessa condição de idade também. Mas é um grupo mais jovem, com média de 20/22 anos. Temos até uma guria de 17 anos, a Lívia, que foi base do Grêmio — explica.
Em um primeiro momento, o clube não coloca metas claras para o Gauchão. O objetivo é pensar jogo a jogo, para poder sonhar com a classificação à segunda fase.
— A gente tem de pensar passo a passo. Até pelas dificuldades que temos. Não vamos ter o mesmo índice de treino que uma equipe que já vinha se preparando há bastante tempo, que é o caso do nosso primeiro adversário, o Flamengo. Sabemos que a equipe é muito boa, muita qualificada, tem investimento. Então, procuramos ter os pés no chão, trabalhando da forma que podemos e pensando jogo após jogo — afirma o técnico.
A estreia será diante do Flamengo de São Pedro, no domingo (30), às 15h. A partida ocorre no Campo do Miraguai, em Tenente Portela.
— Sabemos que é uma equipe sólida, que tem investimento, com um grande treinador que sabe o que faz. Elas estão acostumadas com esses processos. Somos muito novos na competição, mas com uma vontade imensa de fazer um grande jogo. Acho que vai ser um bom duelo, acreditamos muito no trabalho que estamos desempenhando, mas sabemos que vai ser uma partida muito difícil — avalia.
Em casa, o Cruzeiro estreia diante do Brasil de Farroupilha. O duelo ocorre em 6 de agosto, às 15h, na Arena Cruzeiro.