O Cruzeiro-RS resolveu investir no futebol feminino. Em parceria com a Afusca, de Cachoeirinha, o clube criou o departamento no início da temporada. O sonho é antigo, existe desde 2019, mas só pôde sair do papel em 2023.
O objetivo, agora, é disputar o Gauchão. A apresentação oficial ocorreu em 12 de março e, no próximo final de semana, já se iniciam os treinamentos visando o Estadual.
— Já tínhamos um sonho antigo sobre o futebol de campo. Nós começamos em 2019 com o futebol 7, com a Afusca, que é a Associação de Futsal aqui de Cachoeirinha. E foi um sucesso. Em 10 campeonatos, fomos oito vezes campeões, uma vez vice e uma vez terceiros. Então, foi um sucesso total. E a gente tinha sempre o desejo de fazer futebol de campo. No entanto, não conseguíamos o suporte necessário para fazer o futebol de campo porque é uma outra realidade — complementa Flávio Forte, coordenador do departamento feminino:
— O Cruzeiro abriu as portas para a gente. Conversamos com o Alex, que é o vice-presidente, ele disse que o clube tinha interesse. Marcamos uma reunião com o Gerson, que é o presidente, e começamos a construir essa ideia do futebol de campo. Fizemos um contrato por dois anos (com o Cruzeiro) para desenvolvermos o futebol (feminino).
Para fazer futebol feminino são muitos desafios. Desde a captação de atletas até a busca por patrocínios. GZH destaca os principais pontos deste início de projeto das Gurias Estreladas.
Captação de atletas e formação do grupo
A equipe será treinada por Rafael Nunes, que já comandou a equipe de futebol 7 do Grêmio. A comissão técnica ainda contará com: Ítalo Herberts (preparador físico), Roni (treinador de goleiras), Michelly Santos e Celo Nunes (supervisores esportivos), Andreia Steffanello (coach mental) e Ygor Mesquita (diretor de futebol).
O clube também já iniciou a montagem do elenco que deve contar, inicialmente, com 30 atletas. Entre elas, algumas oriundas do time de futebol 7 da Afusca. Além de jogadoras experientes que disputaram o último Gauchão Feminino, como a volante Carol Sangue, ex-Juventude, e a atacante Carolina Pedroso, ex-Oriente.
— Algumas meninas migraram (do futebol 7), vieram para o futebol de campo. Outras já têm bastante experiência de campo de outros campeonatos. A gente procurou manter o equilíbrio, tanto na parte estrutural de idade, quanto na parte de conhecimento — afirma Flávio.
O Cruzeiro, no entanto, segue captando atletas. A ideia é manter esse processo durante toda a temporada. As meninas interessadas podem entrar em contato com o clube por meio das redes sociais, no Instagram @GuriasEstreladasOficial.
— Continuamos fazendo avaliações, e vamos continuar o ano todo, porque eu entendo que o futebol feminino já é machucado, já tem suas dificuldades dentro do cenário todo. E se eu fechar a porta agora, porque vamos trabalhar com cerca de 30 meninas, eu acabo deixando de fora muitas meninas que têm vontade de jogar futebol de campo, mas que não têm clube — conclui.
Categoria de base
Inicialmente, a equipe contará apenas com a categoria principal. No entanto, a ideia é que nos próximos meses ocorra o investimento também na base. Isso por conta da procura inicial.
Eu acredito que dentro de 30, no máximo 60 dias, já tenhamos categorias de base do Cruzeiro
FLÁVIO FORTE
coordenador do departamento feminino do Cruzeiro-RS
— Começamos na equipe principal e focamos nela, para podermos desenvolver e mostrar a marca das Gurias Estreladas do Cruzeiro. Mas tivemos muito procura de categoria de base. Meninas entre 13 e 16 anos nos procuraram muito. Então, vamos acelerar um pouquinho do processo das categorias de base. Eu acredito que dentro de 30, no máximo 60 dias, já tenhamos categorias de base do Cruzeiro — afirma.
Preparação para o Gauchão
A realidade dos times do Interior é completamente distinta de Grêmio e Inter. Com exceção do Juventude, as outras equipes contam com meninas que precisam trabalhar durante a semana e, portanto, só podem se dedicar aos treinamentos durante a noite e nos finais de semana. Por conta disso, o Cruzeiro ainda se organiza da melhor maneira para reunir o grupo.
— A preparação se inicia no domingo, com nosso primeiro treino. Essa semana, estamos fazendo levantamento de horários para ver o tempo das meninas. Então, dentro dessa realidade delas vamos montar um cronograma de trabalho. A nossa ideia é fazer dois treinos à noite, um físico e um tático-técnico com bola, em algum campo com refletor. E, no final de semana, vamos ter um treino mais puxado, ou um jogo amistoso com alguma equipe — complementa:
— Alguns serão no estádio do Cruzeiro. Aí, vamos depender das outras categorias do clube. Obviamente, se o campo estiver disponível, vamos treinar na Arena do Cruzeiro. Durante a noite, não, porque eles não têm refletores ainda.
Metas para a temporada
Mesmo que o projeto ainda esteja dando seus primeiros passos, sonhar é permitido. Então, a meta inicial é conquistar a classificação no Gauchão.
— A nossa meta é classificar (no Gauchão). E aí, se eles deixarem, queremos chegar o mais longe possível (risos). Se vacilarem, vamos chegando. Mas a meta principal é classificar, passar da primeira fase — afirma Flávio.
Busca por patrocínios
Para manter o departamento em atividade, o Cruzeiro está em busca de apoiadores. Todos aqueles que tiverem interesse em ajudar o clube podem entrar em contato por meio do Instagram @GuriasEstreladasOficial.
Precisamos constantemente estar buscando patrocinadores e apoiadores
FLÁVIO FORTE
coordenador do departamento feminino do Cruzeiro-RS
— O futebol é muito caro. Apesar de ser feminino e ter alguns benefícios, ainda assim se torna muito caro. Então, precisamos constantemente estar buscando patrocinadores e apoiadores — continua:
— A gente é muito acessível nesse ponto (de parcerias), porque entendemos a sensibilidade do mercado. Sabemos que o mercado está um pouco retraído, tem coisas em dificuldade para todo mundo. Então, somos acessíveis, conversamos, vemos como fica bom. A parceria tem de ser boa para ambas as partes. A ideia é que possamos manter a questão dos custos. Como eu disse, começamos um departamento do zero. Então, temos de fazer tudo.