O Juventude estreou com derrota no Brasileirão Feminino sub-20. Na tarde desta quarta-feira (15), a equipe gaúcha foi até a Fonte Luminosa, em Araraquara, enfrentar a Ferroviária. E acabou perdendo para as donas da casa, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Rhaissa Oliveira e Grazy.
Atual campeão paulista da categoria, a Ferroviária iniciou pressionando o Juventude e querendo comprovar o favoritismo em campo. E conseguiu, logo cedo. Aos 17 minutos, Aninha, do Alviverde, cometeu falta no corredor esquerdo. Aninha, da Ferrinha, foi para a cobrança e cruzou com perfeição para que Rhaissa Oliveira, na área, mandasse de cabeça para o gol.
Com a vantagem no placar, a equipe paulista queria ampliar o placar. Enquanto o Juventude buscava o empate em lances de contra-ataque. Aos 28 minutos, a primeira grande chance das Esmeraldas veio com Aninha. Da entrada da grande área, a atacante finalizou com o pé esquerdo para defesa segura da goleira Yanne.
Mas quem marcou mesmo foi a Locomotiva. Aos 35 minutos, Grazy tentou o cruzamento para a área, a bola foi em direção ao gol, bateu no travessão, na trave e foi parar no fundo das redes.
O Juventude ainda teve de lidar com a lesão da meia Andressa. Aos 39 minutos, a atleta sentiu a perna esquerda e foi substituída por Xing. A camisa 10 voltava de lesão no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho esquerdo e será reavaliada nos próximos dias.
A etapa complementar se iniciou com mudanças no Juventude. A zagueira Priscila substituiu a lateral-esquerda Gabi Rech, que estava pendurada. Enquanto a centroavante Isa Padilha entrou no lugar da colega de função Sara Bagé.
Mesmo com as alterações, o Ju pouco conseguia assustar a defesa das Guerreiras Grenás. A melhor oportunidade veio com Alice, aos três minutos. Após cobrança de falta de Grazi, a volante cabeceou para a rede, exigindo a defesa da goleira Yanne.
Aos 20 minutos, o técnico Luciano Brandalise fez mais duas alterações. Na lateral direita, Liri substituiu Katriny. Enquanto, no ataque, Vanice saiu para a entrada de Larissa — artilheira do Ju na última edição do Brasileirão sub-20.
A goleira Cláudia impediu, aos 32, que a Ferroviária marcasse o terceiro gol. Em finalização de Naty Vendito, da entrada da grande área, a defensora conseguiu afastar em escanteio com a ponta dos dedos.
Antes do apito final, Gabi Bortolon ainda substituiu Isa Padilha. Mas não havia tempo para mais nada, e o Juventude acabou derrotado por 2 a 0 pela Ferrinha.
As Esmeraldas atuaram com Cláudia; Katriny (Liri), Grazi, Alessandra e Gabi Rech (Priscila); Alice, Michele e Andressa (Xing); Aninha, Vanice (Larissa) e Sara Bagé (Isa Padilha (Gabi Bortolon)).
O Juventude volta a campo na próxima quarta-feira (22), às 15h, diante do São Paulo, atual vice-campeão brasileiro. A partida será realizada CFA Cotia.