O primeiro desafio da temporada das Esmeraldas se inicia nesta quarta-feira (15), a partir das 17h, diante da Ferroviária. A partida de estreia será realizada na Fonte Luminosa, em Araraquara, com transmissão da TV Ferroviária, no Youtube.
Para o jogo inicial, o Juventude viajou a São Paulo com 20 jogadoras. Entre elas, são 13 remanescentes da última temporada e sete reforços contratados. O grupo começou a preparação em 13 de fevereiro e, neste período, também disputou a Copa Siapergs, em Gramado. Na ocasião, ficou com o vice-campeonato. Agora, a expectativa é por aplicar os ensinamentos dos treinos no Brasileirão.
— Estamos vindo de semanas bastante intensas, produtivas. Sabemos da trajetória da Ferroviária, que a responsabilidade maior é delas por terem chegado em finais, mas estamos indo para surpreender — avalia a zagueira Alice, que chegou ao Ju nesta temporada, em entrevista ao podcast Resenha das Gurias.
Na competição nacional, as Esmeraldas estão no Grupo A, ao lado de Atlético-MG, Coritiba, Grêmio e Inter. Na fase inicial, enfrentarão os times do Grupo B, que conta com América-MG, Corinthians, Ferroviária, Santos e São Paulo. Apenas os dois melhores de cada chave se classificam.
— Esperamos fazer uma boa participação, pontuar e sabemos que temos um time forte. Eu confio em quem está do meu lado, tanto nas minhas parceiras dentro de campo quanto na comissão. Então, sabemos que é uma competição forte, mas vamos lá para dar o nosso melhor — projeta a zagueira Grazi, que está no Ju desde 2022 e chegou a atuar como lateral-direita na última temporada.
Para esta temporada, a competição sofreu uma modificação na fórmula de disputa e, agora, serão 10 rodadas na fase inicial. Ou seja, os times se enfrentarão em turno e returno. Além disso, o Brasileirão Feminino sub-20 não será mais em sede única. As equipes mandarão seus jogos em casa.
— Achei bacana não ser numa sede só. São mais viagens, mais tempo para treinarmos, não é tudo de uma vez só. Então, é bem interessante a nova fórmula. É um jeito de valorizar também, para nós que estamos disputando uma competição sub-20 pela última vez antes do profissional. Ter a competição nesse nível, para nós, é muito bom — afirma Grazi.
Mesmo que não sejam favoritas, as gurias do Ju almejam fazer uma boa campanha e superar 2022. À época, venceram Avaí Kindermann e Botafogo-PB e, por três pontos, não conquistaram a classificação à segunda fase. Para buscar os resultados, a palavra-chave é confiança.
— Eu acho que é importante estarmos confiantes, acreditarmos nas nossas companheiras. Que dentro das quatro linhas possamos dar o nosso melhor sempre pensando na história que carregamos, na camisa que carregamos que é de grande tradição e história também. Se os outros são grandes, a gente também é. Vamos bater de frente, sem dúvidas — reitera Alice.
Depois da Ferroviária, as Esmeraldas duelarão com o São Paulo, atual vice-campeão brasileiro sub-20. A partida ocorre em 22 de março, no Estádio Marcelo Portugal, em Cotia, às 15h.
A estreia em casa está marcada para o dia 29, também às 15h, diante do Corinthians. O jogo está previsto, inicialmente, para a Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Mas há expectativa de que o confronto seja no Alfredo Jaconi.