As Gurias Gremistas estrearam nesta quarta-feira (15) diante do São Paulo no Brasileirão Feminino sub-20. Atuando no CFA Cotia, as gaúchas saíram na frente com Duda Pedra, no primeiro tempo. Mas viram as paulistas virarem com gols de Kédima e Emelli, duas vezes: 3 a 1 para as mandantes.
As mandantes iniciaram pressionando, mas as Gurias Gremistas souberam conter o ímpeto do São Paulo, atual vice-campeão da categoria. Com maior posse de bola e as melhores oportunidades de balançar as redes, as paulistas não conseguiam vencer a defesa gaúcha.
O Grêmio, por sua vez, criava suas oportunidades no contra-ataque. E foi mais efetivo. No último lance do primeiro tempo, o Tricolor Gaúcho saiu na frente. Aos 48 minutos, Juju cobrou escanteio curto e mandou para que Dudinha chutasse cruzado para Duda Pedra, com o pé direito, mandar no cantinho da goleira Sté.
As gaúchas foram para o intervalo com a vantagem e precisavam resistir à pressão do São Paulo nos 45 minutos restantes. O final da partida ainda contou com a desvantagem numérica do Grêmio.
Restando mais de 15 minutos para a partida se encerrar, Dudinha saiu de campo sentindo dores na panturrilha, sem condições de retornar. O time de Yurinha viajou a São Paulo com apenas cinco jogadoras reservas, sendo quatro de linha — e todas tinham sido substituídas anteriormente. Portanto, o Grêmio teve de ficar com uma a menos até o apito final.
O São Paulo, que já pressionava o Grêmio constantemente nos minutos anteriores, utilizava-se da vantagem numérica para ir em busca da virada. As paulistas paravam nas defesas da goleira Tainá. Isso, até os 38 minutos da etapa complementar.
No lance, Amaral foi derrubada pela goleira Tainá e a arbitragem assinalou penalidade máxima. Na cobrança, Kédima mandou no cantinho direito da defensora gaúcha e igualou o placar.
Aos 42, a situação se complicou ainda mais para o Grêmio. Juju, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta em Emelli e recebeu a segunda advertência. A meia foi para o vestiário mais cedo e, a partir de então, o Tricolor Gaúcho tinha apenas 10 em campo.
A virada veio nos acréscimos da segunda etapa, Emelli invadiu a grande, venceu a zaga do Grêmio, tirou da goleira Tainá e rolou para o fundo das redes. E ainda deu tempo de ela mesma marcar o terceiro, aos 52, de cabeça, após cruzamento de GG.
O time tricolor jogou com Tainá; Joana (Emily Giacomolli), Brito, Emille (Dalla Rosa) e Giovanna; Duda Pedra, Juju e Dudinha; Paola (Aninha), Gaby Santos e Pyetra.
O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira (22), às 15h, diante do Santos. A partida ocorre no CT Rei Pelé, em Santos.