O que elas almejam é superar a campanha de 2022. Depois de ficarem entre as quatro melhores do país, as Gurias Gremistas vão em busca de algo a mais no Brasileirão Feminino sub-20 desta temporada. No último ano, o Tricolor despediu-se do campeonato nas semifinais, após derrota no clássico Gre-Nal. Ao todo, foram sete vitórias, três derrotas e um empate. Além de 28 gols marcados e 13 sofridos.
— Fizemos um bom Campeonato Brasileiro, ficamos em 4º. É a melhor colocação do sub-20 do Grêmio. O clube está cada vez mais almejando coisas grandes. Então, o ano passado serviu bastante de aprendizado para entendermos a nossa posição, que o clube é muito grande, está crescendo e se desenvolvendo mais a cada ano, para que a gente chegue — complementa o técnico Yurinha, que também era o comandante do time em 2022, em entrevista a GZH:
— Não queremos ser quarto, queremos ser primeiro, campeões. Então, pegamos uma base muito boa do que aconteceu no ano passado, trouxemos experiência de poder passar de fase, colocar o Grêmio nas alturas, em posições que serão visíveis para o Brasil inteiro. Então, este ano queremos um objetivo ainda maior, vamos subir mais um pouquinho.
Além de fazer uma boa campanha e almejar o título, o Grêmio também tem como objetivo formar mais jogadoras para o elenco principal. Atualmente, o técnico Felipe Endres conta com três gurias oriundas da base no time titular: a lateral Lais Giacomel, a zagueira Pati Maldaner e a meia Rafa Levis.
— O Grêmio tem a categoria de base como alicerce para a equipe adulta. Então, ficamos muito contentes, muito satisfeitos em podermos formar algumas atletas, participar da formação de meninas que estão na categoria adulta, treinando todo dia, participando de jogos também — reitera Yurinha.
Para o Brasileirão sub-20, o clube ainda não confirma quais atletas do profissional reforçarão o grupo. No entanto, todas com idade para a disputa serão inscritas.
— É um campeonato que o clube também almeja, mas as meninas que estão hoje no adulto, que participam dos jogos, dos treinos, vamos selecionar, organizar elas durante o campeonato, para que possam descer, ajudar a equipe, ter minutagem, porque sabemos que é difícil jogar na equipe adulta — explica o técnico do sub-20.
Fórmula nova e confrontos iniciais
Nesta temporada, o Brasileirão Feminino sub-20 teve uma mudança na fórmula. As 20 equipes participantes foram divididas em quatro grupos e se enfrentarão em partidas de turno e returno, totalizando 10 rodadas, para definir os classificados. O Grêmio está no Grupo 1, junto de Inter, Juventude, Atlético-MG e Coritiba. As Gurias Gremistas duelarão com São Paulo, Santos, Ferroviária, Corinthians e América-MG na fase inicial.
— Acho que um campeonato de pontos corridos, com 10 jogos espaçados, sendo uma rotina de campeonato mesmo, algo parecido com a categoria adulta, traz coisas boas e novas para o futebol feminino. Espero e acredito que seja um grande campeonato, que a gente consiga também fazer a nossa parte, almejar grandes coisas, que envolvem a briga pelo título — ressalta o técnico.
A estreia será diante do São Paulo. Justamente, o vice-campeão da última temporada. A partida ocorre na quarta-feira (15), às 15h, no Estádio Marcelo Portugal, em Cotia.
— A gente sabe que o São Paulo é uma das equipes que tem uma estrutura de categoria de base muito forte. Então, sabemos que vamos ter bastante dificuldades no jogo. Vamos para o jogo, obviamente, para buscar a vitória, respeitando muito o São Paulo e sabendo da tradição e das qualidades que o adversário tem. Mas também temos as nossas. Já enfrentamos o São Paulo diversas vezes, todo ano a gente as enfrenta. E sabemos que é um jogo difícil, mas vamos confiantes para buscar a vitória — afirma.