O Grêmio conheceu sua primeira derrota no Brasileirão Feminino 2023. No Estádio Canindé, o Tricolor buscava uma vitória inédita sobre o Corinthians para embalar na competição. No entanto, não teve sucesso diante do atual campeão brasileiro.
Mantendo a mesma formação das rodadas anteriores, o técnico Felipe Endres viu as Gurias Gremistas sofrerem 4 a 0 das Brabas e perderem três posições na tabela de classificação. Yasmim, Vic Albuquerque, Mariza e Duda Sampaio foram as responsáveis pelos gols paulistas nesta segunda-feira (13).
Agora, o Grêmio ocupa a 10ª colocação, com os mesmos quatro pontos e se prepara para receber o lanterna Ceará, no próximo sábado (18), às 15h, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Um triunfo pode fazer com que o Tricolor retorne à zona de classificação.
A partida desta segunda se iniciou com amplo domínio do Corinthians. A equipe da casa, que vinha de duas vitórias e 20 gols marcados, pressionava o Grêmio a todo momento em busca da vitória confortável. As tricolores, que chegaram invictas ao embate, levavam perigo à meta adversária apenas em lances de contra-ataque.
Antes de o cronômetro marcar o primeiro minuto, Millene Fernandes recebeu de Gabi Portilho e, na área, finalizou para grande defesa da goleira Iasmin Paixão, com os pés. No rebote, Luana Bertolucci mandou pela linha de fundo.
Depois, aos sete minutos, veio a primeira e única oportunidade do Grêmio na etapa inicial. A zagueira Pati Maldaner lançou para que Caty avançasse em velocidade e cruzasse para Cássia, na área. No entanto, a bola passou pela atacante tricolor e terminou com Mariza, do Corinthians.
Três minutos depois, o Corinthians conseguiu converter as oportunidades em gol. Em falta próxima à meia-lua, a lateral Yasmim mandou no ângulo de Iasmin Paixão, sem chances para a goleira do Grêmio.
Com a vantagem, as Brabas queriam ampliar o placar. Aos 14, após escanteio cobrado por Tamires e afastado parcialmente por Cássia, a bola sobrou para que Millene Fernandes finalizasse de canhota, para grande defesa de Iasmin Paixão. Depois, aos 27, em falta cobrada no corredor direito, Yasmim finalizou, mas a goleira do Grêmio afastou o perigo.
Aos 37, no entanto, o Tricolor não conseguiu parar o ataque paulista. Após cruzamento de Gabi Portilho para o meio da área, Tamires ajeitou com qualidade para que Vic Albuquerque tivesse espaço para finalizar. A meia do Corinthians chutou, com qualidade, para o gol do Grêmio. O segundo das Brabas no jogo. E o último antes do intervalo.
A segunda etapa se iniciou com a melhor chance do Grêmio no jogo. Aos seis minutos, Jessica Peña teve espaço para finalizar do meio da área. A volante encheu o pé e exigiu grande defesa da goleira Lelê, em dois tempos.
Depois, aos 11, o Corinthians retomou o controle do jogo. Após cruzamento rasteiro de Gabi Portilho, Vic Albuquerque finalizou nas mãos de Iasmin Paixão.
Precisando correr atrás do resultado, o técnico Felipe Endres promoveu a meia Rafa Levis e a centroavante Dani Ortolan ao time. Para as entradas delas, Jessica Peña e Cássia foram substituídas. Depois, Raissa Bahia, Manu Balbinot e Sinara também foram para o jogo nos lugares de Natane, Shashá e Lais Giacomel, respectivamente.
Aos 32 minutos, Dani Ortolan viu a goleira Lelê adiantada e tentou encobri-la. Mas a defensora conseguiu ficar com a bola. E foi só. Mesmo com as trocas, o Grêmio não conseguiu levar perigo ao Corinthians.
Antes de a arbitragem assinalar o final da partida, no entanto, as Brabas ainda tiveram tempo de fazer mais dois. Aos 43, após escanteio cobrado por Tamires, Vic Albuquerque cabeceou para grande defesa de Iasmin Paixão. Na sequência do lance, a bola sobrou para Mariza, ex-Grêmio, na entrada da área. A zagueira dominou e finalizou no cantinho direito da goleira tricolor.
Nos acréscimos, o time paulista ainda buscou o quarto. Após cruzamento de Carol Nogueira, Duda Sampaio cabeceou para as redes. O último sofrido pelo Grêmio no Canindé.
Brasileirão Feminino – 3ª rodada – 13/3/2023
CORINTHIANS (4)
Lelê; Kati (Carol Tavares, 12'/2º), Andressa (Tarciane, INT), Mariza e Yasmim (Carol Nogueira, 22'/2º); Ju Ferreira, Luana Bertolucci (Duda Sampaio, 27'/2º) e Tamires; Vic Albuquerque, Gabi Portilho e Millene Fernandes (Jheniffer, 22'/2º). Técnico: Arthur Elias.
GRÊMIO (0)
Iasmin Paixão; Mónica Ramos, Tuani e Pati Maldaner; Laís Giacomel (Sinara, 32'/2º), Jessica Peña (Rafa Levis, 18'/2º), Caty e Natane (Raissa Bahia, 28'/2º); Raquel Fernandes, Shashá (Manu Balbinot, 28'/2º) e Cássia (Dani Ortolan, 18'/2º). Técnico: Felipe Endres.
Gols: Yasmim, aos 10, e Vic Albuquerque, aos 37, do primeiro tempo; Mariza, aos 43, e Duda Sampaio, aos 47, do segundo tempo.
Cartões amarelos: Andressa e Tamires (C), Natane e Rafa Levis (G)
Cartão vermelho: Raquel Fernandes (G)
Arbitragem: Adeli Mara Monteiro, auxiliada por Izabele de Oliveira e Juliana Esteves.
Público pagante: 7812
Público presente: 718
Renda: R$103.016,50
Local: Estádio Canindé, em São Paulo
Próximo jogo
Grêmio x Ceará
Sábado (18) - 15h
CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul