O Flamengo de São Pedro almeja voltar a figurar no cenário nacional na próxima temporada. Para isso, terá de repetir a campanha de 2021 no Gauchão Feminino, quando terminou como campeão do Interior e garantiu-se na Série A-3 no ano seguinte.
Para isso, o time de Tenente Portela teve de reforçar o elenco. Após a última temporada, peças importantes deixaram o grupo: as atacantes Vanice e Aninha transferiram-se para o Juventude. Enquanto a meio-campista Bianca Martins foi para o Inter. As três eram titulares no time de Tiago Rodrigues.
— Estamos treinando desde janeiro, optamos por não parar. Nós voltamos no dia 14 de janeiro, já com o intuito de captar atletas e esse foi o principal objetivo, porque a gente perdeu muitas atletas. Então, fizemos dois meses de treinamentos com as atletas do sub-17 e particularmente gosto de dar oportunidade para esses atletas mais novas. Um exemplo disso é a Bianca, que foi campeã brasileira sub-20 pelo Inter — explica o treinador, que complementa falando sobre a preparação:
— Todo o grupo, a gente reúne uma vez por semana. Mas a gente abriu a casa da atleta em Tenente Portela. Hoje, temos nove gurias lá que treinam todos os dias. E, no sábado, que é o treino principal, a gente consegue reunir todas. Que daí vem as atletas de outras cidades.
Para atingir o grande objetivo do ano e voltar a disputar competições no âmbito nacional, o Flamengo de São Pedro terá de superar a campanha de 2022, quando foi eliminado ainda na segunda fase. Uma derrota para o Elite, na última rodada, foi decisiva para acabar com o sonho de bicampeonato do interior.
— Coloquei essa meta ali no início da temporada para elas, que é conseguir novamente essa vaga no Brasileirão A-3. A gente sabe da dificuldade. Agora, na verdade, com o Juventude subindo para a Série A-2, teoricamente, ficou mais fácil. Mas as outras equipes aí: Brasil de Farroupilha, o próprio Cruzeiro, que tem um departamento feminino muito bem organizado, sempre vêm fortes. O próprio Elite, uma pedra no nosso sapato. Todo ano, elas jogam muito bem contra nós, fazem uma Copa do Mundo contra nós. É um clássico aqui da região. Então, vamos tentar competir do início ao final independente da equipe para conseguir novamente esse feito — enfatiza o treinador.
As Gurias do Yucumã estreiam no próximo domingo (30), às 15h, contra o Cruzeiro. A partida será realizada no Campo do Miraguai, em Tenente Portela. Os ingressos estão à venda por R$ 15, de forma antecipada. No dia do jogo, custarão R$ 20.
— Na primeira partida pode aflorar um pouquinho a ansiedade, o nervosismo. Mas é aquilo que eu comentei para as gurias no treino, é colocar em prática aquilo que a gente vem trabalhando, vem treinando. No ano passado também, a gente estreou com Guarany Bagé em casa. E às vezes, a gente se preocupa muito com a outra equipe, esquece um pouco do nosso plantel, esquece das nossas atletas, que também são de qualidade — complementa:
— Só a vitória nos interessa, porque depois de pega o Juventude, que é um confronto bem difícil. Então, colocar em prática aquilo que a gente trabalhou. Até o momento, cabeça no lugar ali, tranquilo. Acredito que as coisas vão acontecer da melhor forma possível. A gente não pode se acomodar como a gente se acomodou no ano passado, perdendo para a Elite no último jogo.
O embate com o Juventude, citado por Tiago, ocorre em 6 de agosto, no Campo da Fras-le, em Caxias do Sul. O duelo está programado para às 15h.
Reforços buscados
Entre as atletas buscadas para a disputa do Gauchão, algumas podem chamar a atenção do torcedor ao longo da competição. Como é o caso da atacante argentina Fernanda, que chega para substituir Aninha.
— Ela é atacante, joga como a Aninha, canhota também. É muito rápida, aguda. É uma atleta bem interessante, bem forte também — ressalta o treinador.
Além da atacante, também chegaram a Tenente Portela: a lateral-esquerda Júlia Buratti, que tem passagens por Palmeiras e Botafogo. Além da zagueira Andressa, ex-Brasil-Far, da lateral-direita Mari, e da meia Camila. Entre outros destaques, que inclusive permaneceram no rubro-negro.
— Continuamos com algumas atletas, como a Carla (volante), a Daia Bueno (volante), a Renata (centroavante), que chegou a receber uma proposta do Villa Nova para jogar o Brasileirão A-3, e não aceitou. Então, vai continuar com a gente. Veio a Andressa, do Brasil de Farroupilha. É uma atleta muito interessante, uma zagueira que nós estávamos precisando, e encaixou como uma luva ali, junto com a Ana. A própria Samara veio do Cuiabá, lateral-esquerda, tem a Mari também, que veio do Operário Ferroviário, jogou no Coritiba, lateral-direita. Não posso esquecer da Camila, que jogou Libertadores, atuou ao lado do Formiga, tem 35 anos. Então, conseguimos captar algumas atletas bem interessantes — finaliza Tiago.