As Gurias do Yucumã são as campeãs do interior no Gauchão Feminino. Na decisão do título, elas derrotaram as Gurias do Brasil de Farroupilha — que eram, até então, as bicampeãs do certame. A partida terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal, mas, nas penalidades máximas, a equipe de Tiago Rodrigues venceu por 4 a 3.
Com isso, o time de Tenente Portela se garantiu também no Brasileirão Feminino A-3. A competição nacional se inicia no dia 21 de maio e contará com a participação de 32 equipes. O Brasil de Farroupilha, por sua vez, disputará apenas o Estadual na próxima temporada.
O jogo
A primeira boa chance do jogo foi do Brasil de Farroupilha. Aos nove minutos, Bianca Bender cobrou falta do lado direito de ataque e mandou a bola na pequena área. Yasmin Tanque desviou em direção as redes: 1 a 0 para as donas da casa.
O Flamengo de São Pedro chegou próximo do empate aos 19. Ana Júlia cobrou falta e Daia Bueno cabeceou, mas a bola foi para fora. Logo na sequência, aos 20, o time rubro-verde teve a chance de ampliar em jogada similar a do primeiro gol. Bianca Bender cobrou falta, novamente do lado direito de ataque, mas, desta vez, mandou direto para o gol. A bola foi por cima da rede.
A equipe de Tenente Portela quase igualou o placar aos 30. Ale cobrou falta na esquerda de ataque e mandou na trave da goleira Sabrina. Três minutos depois, no entanto, o Flamengo não desperdiçou. Luana Sonalio, sozinha na área, finalizou no cantinho da meta do Brasil de Farroupilha: 1 a 1.
A própria Luana Sonalio teve chance de ampliar aos 35, depois de sair da marcação da zagueira Joyce, ela buscou a finalização, mas chutou para fora. Com isso, as equipes foram para o intervalo com o 1 a 1 no marcador.
Na segunda etapa, o Brasil de Farroupilha voltou melhor e teve boas chances de balançar as redes logo no começo com Leticia e Keka. Em ambas, desperdiçou. Ao longo da etapa complementar, a equipe de Fernando Varani empilhou oportunidades, mas não conseguiu tirar o empate do marcador.
Aos 40 minutos, mais uma chance desperdiçada pelo rubro-verde. Bruna Lisandra cruzou, Pâmela cabeceou, mas mandou para fora. No minuto seguinte, Yasmin Ramos mandou de fora da área em direção ao gol, na intenção do cruzamento, mas a goleira Lais conseguiu fazer a defesa.
Com isso, o empate prevaleceu a definição do campeão foi aos pênaltis. Yasmin Ramos, Fran Barbosa e Keka converteram para o Brasil de Farroupilha. Leticia mandou na trave e Luana parou na goleira Lais. Já pelo lado do Flamengo de São Pedro, 100% de aproveitamento: Ale, Ana Júlia, Daia Bueno e Laine mandaram no fundo das redes e garantiram o título para as Gurias do Yucumã.