Elas vão para mais uma disputa do título do Interior. Atuais bicampeãs, as gurias do Brasil de Farroupilha enfrentarão o Flamengo de São Pedro em busca do tri. E, claro, da vaga no Brasileirão Feminino A-3.
Nas duas últimas temporadas, tornaram-se referência quando o assunto é futebol feminino no interior do Estado. E se firmaram como terceira força do Rio Grande do Sul. Agora, buscam escrever mais um capítulo desta história.
O destino delas começa a ser definido no dia 4 de dezembro, às 18h, no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha. A decisão será em jogo único. Portanto, apenas a vitória interessa para se garantir no cenário nacional em 2022.
Relembre, abaixo, as duas disputas do título do Interior que as sagraram bicampeãs:
Foi a primeira disputa do título do Interior. Anteriormente, a FGF realizava apenas o embate para decidir o campeão do Estadual. Era o segundo ano de departamento feminino do Brasil de Farroupilha. E elas ficaram com a taça.
Na fase inicial, ficaram na terceira colocação do grupo — atrás apenas da dupla Gre-Nal. Foram cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. Assim como nesta temporada, naquela elas também tinham o terceiro melhor ataque e a terceira melhor defesa do Estadual.
Na semifinal, no entanto, acabaram enfrentando o Grêmio e perdendo por 8 a 0. O Oriente, adversário pelo título do Interior, foi derrotado pelo Inter, por 7 a 0.
Na disputa do título, no Cristo Rei, em São Leopoldo, o Brasil-Far saiu na frente aos dois minutos da segunda etapa, com Paty. Depois, aos 15, Tuca ampliou a vantagem. O Oriente chegou a descontar aos 46 da etapa complementar, com Mitssa. Mas não foi o suficiente: as gurias rubro-verde eram campeãs do interior. E estavam garantidas no Brasileirão Feminino A-2 de 2020.
À época, a goleira Sabrina, que agora defende as cores do Brasil de Farroupilha, era a camisa 1 do Oriente.
Ficha do jogo
local: estádio Cristo Rei, em São Leopoldo
data: 1 de dezembro de 2019
gols: Paty (2/'2º) e Tuca (15'/2º) para o Brasil-Far; Mitssa (46'/2º) para o Oriente
Brasil-Far
Gil; Tai (Vick, 29'/1º (Ana Karine, 33'/2º)), Ifi, Luane e Adri; Djuli, Bianca Castro (Bruna Fachini, int) e Luana; Bruninha (Fraa Mariani, 33'/2º), Tuca (Pâmela, 33'/2º) e Paty (Bruna Galioto 21'/2º). Técnico: Guilherme Lange.
Oriente
Sabrina; Tainara, Elna, Shirlei e Indi; Vick, Dani e Angel (Thais, 17'/2º); Greyce (32'/2º), Nick e Jessica Elias (17'/2º). Técnico: Marco Aurélio.
Em 2020, elas conquistaram o bi. Em uma competição atípica, em decorrência da pandemia, foram apenas três jogos em disputa. Na fase inicial, derrotaram o João Emílio, perderam para o Inter e terminaram na vice-liderança do Grupo A. Com isso, classificaram-se para a disputa do título do Interior, com o Estrela — que havia perdido para o Grêmio e derrotado o Oriente.
Desta vez, como tinham melhor campanha na fase inicial, as gurias rubro-verde puderam decidir em casa — e não em campo neutro, como em 2019. Nas Castanheiras, Greyce abriu o placar logo aos 29 minutos do primeiro tempo. Pâmela ampliou aos 41 e a equipe da Serra foi para o intervalo com uma boa vantagem.
Na etapa complementar, Bruninha, aso 27, e Alice, aos 41, superaram a goleira Karine e tornaram irreversível a vantagem do Brasil de Farroupilha. Elena até descontou aos 42, mas não foi o suficiente. As gurias rubro-verde eram bicampeãs. E, mais uma vez, estavam garantidas na segunda divisão do Brasileirão Feminino.
Ficha do jogo
local: estádio das Castanheiras, em Farroupilha
data: 19 de dezembro de 2020
gols: Greyce (29'/1º), Pâmela (40'/1º), Bruninha (27'/2º) e Alice (41'/2º) para o Brasil de Farroupilha; Elena (42'/2º) para o Estrela
Brasil-Far
Sabrina; Adri, Alice, Leticia e Fran Barbosa; Sara, Bruninha (Laysa, 31'/2º) e Tuca (Fraa Mariani, 16'/2º); Fran Gaúcha (Vick, 31'/2º), Greyce (Tai, 31'/2º) e Pâmela (Paty, 31'/2º). Técnico: Dionatan Souza (interino).
Estrela
Karine; Taimara (Julia, int), Mainara, Monique e Daia; Sara, Kamila, Pikena (Rafaela, 48'/2º); Elena, May (Erica, 14'/2º) e Nicole. Técnico: Josiel Andrade.