A Seleção Brasileira espera um Panamá retrancado na estreia na Copa do Mundo Feminina, nesta segunda (24), em Adelaide, na Austrália. Para arrancar com vitória, a técnica Pia Sundhage prepara um esquema ofensivo e uma estratégia de toque de bola e de pressão intensa na saída de bola adversária. Estrela do time, Marta deve iniciar no banco de reservas.
Para superar o esquema defensivo panamenho, a ordem é girar a bola de um lado para o outro e, acima de tudo, ter paciência.
— Temos um plano para isso. Temos treinado essas situações. Antes, nós não tínhamos essa paciência e acabávamos tomando contra-ataque. Hoje, estamos mais preparadas para enfrentar times mais baixos, estando vigantes no contra-ataque e com paciência para girar a bola de um lado para o outro. Só assim conseguiremos espaço para atacar. Temos agora essa paciência e temos treinado essas situações — disse Tamires, na coletiva oficial pré-jogo.
O time foi definido em um treinamento neste domingo (24) no South Australia Football Centre, onde apenas os primeiros 15 minutos foram abertos à imprensa. A dúvida no Brasil está no ataque, entre Geyse e Bia Zaneratto. No mais, Pia deve manter a base dos últimos treinos, com o esquema 4-1-3-2.
No meio-campo, Luana deve ser a primeira volante, com Adriana, Kerolin e Ary Borges compondo uma linha de três meias. Na frente, Geyse e Bia Zaneratto disputam a condição de parceira de ataque de Debinha. O provável time tem: Lelê; Antônia, Rafaelle, Kathellen e Tamires; Luana, Adriana, Kerolin e Ary Borges; Geyse (Bia Zaneratto) e Debinha.
Já Marta deve ser opção para o segundo tempo. Aos 37 anos, seis vezes melhor do mundo e maior goleadora da história das Copas, entre homens e mulheres, Marta foi preservada de alguns treinos na preparação na Austrália devido a um desconforto na coxa e deve ser utilizada em situações pontuais neste Mundial.
— A Marta é uma jogadora especial em um time especial, e eu acho que a palavra-chave é "juntas", e como todos vocês sabem, temos muita energia entre nós, e é isso que está acontecendo com o time agora. Temos algumas jogadoras jovens, e algumas jogadores, como Marta, que têm experiência. E essa mistura, provavelmente, vai nos ajudar a ganhar o próximo campeonato — explicou Pia.
O jogo entre Brasil e Panamá, válido pelo Grupo F, será às 8h (horário de Brasília), no estádio Hindmarsh, em Adelaide.