Um dos maiores nomes da história do futebol alemão, Lotthar Matthäus acredita que a pressão pela conquista do hexacampeonato está atrapalhando o Brasil nas últimas Copas do Mundo. Para o ex-meia, campeão mundial em 1990 pela Alemanha, a exigência da torcida brasileira por título em todos os Mundiais cria uma pressão com a qual os jogadores não estão sabendo lidar.
— Apesar da derrota, o Brasil estava jogando bem contra a Croácia. Mas, se você ver, nas últimas cinco Copas, os jogadores sofreram muita pressão do próprio país para ganhar. Os torcedores brasileiros só aceitam que o time volte para casa com o troféu. Acho que isso vem atrapalhando o Brasil nos Mundiais —avaliou o alemão, em entrevista concedida durante a Legends Cup, competição entre ex-jogadores organizada pela Fifa, em um clube de Doha.
Lotthar Matthäus acredita que o futebol mundial está mais nivelado na Copa 2022, com o crescimento do nível técnico dos times africanos e asiáticos.
— A final de fato será entre um europeu e um sul-americano, mas tivemos o Marrocos, uma grande surpresa da África. Acompanhei o futebol africano nos últimos dois anos. Eles cresceram, com muitos jogadores atuando nas melhores ligas da Europa. A verdade é que o mundo do futebol está ficando mais perto um do outro. Os pequenos estão complicando mais contra os grandes. Basta ver a Arábia Saudita contra a Argentina e o Japão contra a Alemanha — completou.
— É bom para o futebol quando os melhores jogadores estão na final. Messi e Mbappé são hoje os dois melhores jogadores, estão em grande forma e em grande momento. Mas, acima de tudo, são dois times bem organizados, tanto é que Messi e Mbappé jogam no ataque sem grandes responsabilidades defensivas — finalizou Matthäus
Argentina e França decidem o título da Copa do Mundo neste domingo (18), às 12h (horário de Brasília)