A seleção de Camarões vive um ano marcado por crises e turbulências. A mais recente foi o corte do goleiro titular André Onana, por indisciplina, às vésperas do jogo contra o Brasil váli pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Segundo a imprensa camaronesa, o jogador teve um desentendimento com o técnico Rigobert Song por conta de questões táticas e, por isso, foi barrado no empate por 3 a 3 com a Sérvia. Nesta terça (29), o arqueiro foi cortado da delegação e inclusive já deixou o Catar.
Segundo os repórteres que acompanham o dia-a-dia da seleção camaronesa, Onana gosta de jogar com os pés, enquanto Song prefere que os goleiros utilizem a ligação direta. Esta divergência teria evoluído para uma discussão mais acalorada entre os dois.
— É preciso respeito e disciplina. Sou a favor do grupo. Claro que a posição de goleiro é importante e ele é um jogador importante, mas estamos em um torneio difícil e sei o que tenho que fazer. Isso é garantir que a equipe tenha prioridade sobre os indivíduos — disse o técnico Rigobert Song, após o jogo contra a Sérvia, quando o atleta já havia sido afastado, mas o corte ainda não tinha sido confirmado.
A Federação Camaronesa de Futebol manifestou-se sobre o tema através de uma nota oficial.
“A Federação Camaronesa de Futebol informa ao público que, após a decisão de Rigobert Song, técnico dos Leões Indomáveis, o jogador André Onana foi suspenso do grupo por razões disciplinares. A Federação Camaronesa reitera seu total apoio ao técnico e sua comissão, já que eles implementam a política da Federação em preservar a disciplina, solidariedade e coesão dentro da seleção nacional", diz o comunicado.
Esta não foi a primeira turbulência enfrentada por Camarões na temporada. Em fevereiro, apesar da boa campanha na Copa Africana de Nações, o então técnico Toni Conceição foi demitido, segundo a imprensa local, a pedido do presidente da república do país africano, Paul Biya. Para o seu lugar, foi escolhido o ex-zagueiro Rigobert Song, que jogou as Copas de 1994, 1998, 2002 e 2010.
Contudo, os resultados de Song não foram bons. Nos quatro amistosos antes do Mundial, por exemplo, Camarões perdeu para Uzbequistão e Coreia do Sul e empatou com Jamaica e Panamá, aumentando as críticas da imprensa local ao trabalho do comandante.
Além disso, no anúncio da convocação oficial dos 26 jogadores que representariam Camarões na Copa, Rigobert Song errou a pronúncia do atacante Souiabou Marou, gerando especulações de que a lista teria sido elaborada pelo presidente da Federação Camaronesa, o ex-jogador e ídolo local Samuel Eto'o.
A situação de Camarões na Copa do Mundo é complicada. Para conquistar uma vaga nas oitavas de final, o time de Song precisa vencer o Brasil, nesta sexta-feira (2), torcer para a Suíça não vencer a Sérvia e, ainda não ser superada no saldo de gols.